22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Celso Góes anuncia reposição salarial de 12,3% a funcionários da Surg

Surg comemora 50 anos com solenidade nesta quarta (15), quando o prefeito também anunciou aporte de RF$ 4 milhões para maquinário

surg

Celso Góes arrancou aplausos durante o anúncio (Foto: Jô Araujo/RSN)

O prefeito Celso Góes anunciou o reajuste de 12,3% para os 480 funcionários da Surg em Guarapuava. Além disso, ele também fez um aporte de R$ 4 milhões para a compra de maquinário. O anúncio ocorreu durante as comemorações dos 50 anos da empresa na tarde desta quarta (15).Durante as comemorações, familiares do ex-prefeito Moacyr Julio Silvestri, que instituiu a Surg, receberam homenagens. Assim sendo, receberam a moção a deputada Cristina Silvestri, o ex-prefeito Cesar Silvestri Filh e a irmã Tereza Cristina. Além dos filhos de Moacyr, Celso e Moacyr Filho.

Autoridades e homenageados (Foto: Jô Araújo/RSN)

De acordo com o histórico da Companhia, a Surg começou em maio de 1972. A iniciativa partiu de um grupo de pessoas físicas junto com a Prefeitura. Inicialmente, conforme a história, a empresa apenas projetou e administrou as obras do município. No entanto, a partir de 1980, passou a executar as obras com equipamentos e pessoal próprio. A atividade passou a gerar empregos a e impede a evasão de recursos para fora do município.

Traçada como braço empresarial da Prefeitura, sem objetivar lucros financeiros, a Companhia executa obras. Além de serviços essenciais para a população. Conforme o diretor-presidente, Halmut Brandtner, são projetos e serviços topográficos, coleta e destinação final do lixo.

Assim como limpeza pública, execução e manutenção da rede de galerias pluviais. O plantio de árvores, arbustos  e flores também é atribuição da Surg. A pavimentação e o recape asfáltico, operações tapa-buracos e outras obras de infraestrutura urbana também estão sob a responsabilidade da Surg.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.