O Palácio do Planalto confirmou o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) como novo ministro do Turismo. O convite formalizado nessa quinta (13) ocorreu após reunião entre o parlamentar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Dessa forma, Sabino substituirá Daniela Carneiro no cargo. Nomeada desde o início do governo Lula, Daniela, a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro, deve retomar o mandato na Câmara dos Deputados. Ela é casada com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), um importante aliado de Lula.
A mudança na pasta vinha sendo especulada desde o mês passado. Contudo, a decisão só teve desfecho na semana passada, durante reunião entre o presidente Lula, Daniela Carneiro, Waguinho, e o ministro Alexandre Padilha. A nomeação deve sair no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Conforme as informações, a saída de Daniela Carneiro ocorre após pressão do União Brasil. O partido pressionava o governo Lula pela mudança da chefia do Ministério. Isso porque, a ministra, que integra o partido, solicitou desfiliação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril.
NOVO MINISTRO
A indicação de Celso Sabino é dos dirigentes do partido União Brasil. O partido conta com uma das maiores bancadas na Câmara dos Deputados, com 59 parlamentares. Ademais, na montagem do governo, além do Ministério do Turismo, o partido indicou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Assim como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que também veio da base do partido na Câmara.
Leia outras notícias no Portal RSN.