22/08/2023



Em Alta Guarapuava Segurança

Centro de Controle Operacional entra em funcionamento amanhã (4)

O local será a sede operacional da gestão de 120 câmeras instaladas pelo programa Muralha Digital, no antigo Parque das Máquinas

Centro de Controle Operacional entra em funcionamento amanhã (4) (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Centro de Controle Operacional (CCO) de Guarapuava será entregue amanhã (4) às 14h, no antigo Parque das Máquinas, no bairro São Cristóvão. O local será a sede operacional da gestão de 120 câmeras instaladas pelo programa Muralha Digital.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, a gestão da central ficará por conta da Secretaria de Trânsito e Transportes e as forças de segurança. A inauguração também ocorre por meio da Ilumina Guarapuava. Além disso, o local também será sede da 1ª Companhia do 16º Batalhão de Polícia Militar.

Conforme as informações, das 120 câmeras, 17 são do modelo License Plate Recognition (LPR), que permite a identificação de placas de veículos. Outros 45 equipamentos são Speed Dome, que possuem zoom óptico e se movimentam por 360º. Esse modelo de câmera encontra-se em praças, parques e pontos estratégicos, priorizando uma captação focada em detalhes e em modo noturno e capturando imagens com mais qualidade.

Já 58 são do modelo Bullet. Todas as câmeras estão em locais estratégicos definidos a partir de mapeamento e análise. Essas câmeras integram a Parceria Público Privada (PPP) com a empresa ‘Ilumina Guarapuava’. Responsável pela modernização da iluminação da cidade, hoje 100% das lâmpadas são em LED. Além disso, mais de 23 mil luminárias encontram-se substituídas promovendo maior luminosidade nas ruas e calçadas. A economia gerada nas contas públicas soma R$ 4,5 milhões por ano.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo