O Centro de Especialidades, sediado em Guarapuava, deverá entrar em funcionamento no primeiro trimestre de 2020. O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Silvestri Filho, após reunião na Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), nessa quarta (2). A obra está concluída e já foi inaugurada em 9 de Dezembro de 2018 pela então governadora Cida Borghetti. Porém, ainda não entrou em operação.
De acordo com o prefeito, ainda há equipamentos que serão entregues pelo Estado. Além da organização do processo seletivo para contratação de profissionais. “Agora já podemos organizar, a partir desse acordo favorável que selamos com o Governo”.
É que Guarapuava e municípios que compõem o consórcio que vai gerir o Centro de Especialidades tem uma nova conquista. O Governo do Paraná acatou a proposta que vinha sendo negociada com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). Assim, assume 50% do custeio do Centro, com repasse mensal de R$ 550 mil.
De acordo com a definição, os outros 50% serão divididos entre os 20 municípios da Região que farão parte da parceria. Em contrapartida o Governo se retira da condição de agente na composição do consórcio, como previa o contrato assinado com a ex-governadora Cida Borghetti.
De acordo com o prefeito Cesar Filho, de Guarapuava, o Governo se mostrou sensível às demandas e atendeu a proposta que foi apresentada.
“Conseguimos chegar ao repasse de um valor que permite atender a demanda que temos e, ainda, ampliar a oferta em 50% nos serviços ofertados”. Assim, o novo acordo permitirá 12 mil consultas/mês.
Conforme o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Júnior, a Secretaria está ciente da demanda da Região na área da saúde. “Sabemos de quanto o funcionamento do Centro de Especialidades é esperado e fundamental. Por isso, houve esse esforço e sensibilidade do Estado em ouvir os municípios para que juntos, chegássemos à melhor proposta para ambos”.
ANÚNCIO OFICIAL
O anúncio oficial sobre esse novo acordo entre o Consórcio e a Sesa será em 11 de novembro. Assim, nesse dia, o secretário estadual da Saúde Beto Preto, participará de assembleia em Guarapuava. Será às 14h, na sala de reuniões do Centro, para deliberação da saída do Estado do consórcio.
De acordo com Cesar Filho, a previsão é que, a partir da reformulação do acordo e criação de um novo estatuto, o Centro de Especialidades inicie as atividades no primeiro trimestre de 2020.
PRESENTES
Também participaram da reunião o secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Goes, a diretora da 5ª Regional de Saúde, Eliane Halmuth, diretora executiva do Cisgap, Eliane Dranca, o vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari. Além dos, os secretários municipais de Saúde de Prudentópolis, Luiz Carlos Mendes Júnior, de Marquinho, Elio Bolzon Júnior, de Cantagalo, Carlos Vinicius Sbardelotto e de Goioxim, Fagner Ananias.
Leia outras notícias no Portal RSN.