22/08/2023
Educação

Cerca de 3 mil alunos fazem provas do PAC neste domingo, na Unicentro

Mais de 3 mil estudantes participam do  Programa de Avaliação Continuada (PAC)  em todos os campi da Universidade Estadual do Centro-oeste  neste domingo  (02), às 14h. As provas são para  estudantes das três séries do ensino médio. O modelo de seleção alternativa obteve este ano, o total de 3483 inscritos nas três etapas de avaliação do programa.

Para o PAC I, referente a estudantes do primeiro ano, 1763 alunos inscreveram-se. Na segunda etapa do processo seletivo, 1068 estudantes do segundo ano devem participar. Já para a última fase do programa, 652 concluintes do ensino médio efetuaram a inscrição. Nesta terceira etapa, os estudantes optaram pelo curso que irão concorrer com a nota final.

A pontuação dos estudantes que participam do Programa de Avaliação Continuada é obtida pela média de nota das três etapas. Os classificados entram pelas vagas reservadas ao PAC, que correspondem a 20% do total de vagas anuais disponíveis para cada curso, turno e local da Unicentro.

O que é o PAC?
O Programa de Avaliação Continuada, iniciado em 2009 na Unicentro, é um método alternativo de avaliação que busca orientar e classificar os estudantes, bem como ampliar a oferta de vagas da Universidade aos alunos da região.

O processo possibilita que os alunos realizem as provas durante o ensino médio, sendo que estes são avaliados nos três anos correspondentes, de acordo com os conteúdos de cada série.

Tal modelo de seleção classifica os estudantes das escolas participantes do PAC, considerando o desempenho dos candidatos nos três períodos de avaliação.

Os participantes do PAC podem inscrever-se também nos vestibulares tradicionais da Unicentro, visto que estes ocorrem isoladamente.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.