* Por Rogério Thomas e Cristina Esteche
O prefeito Cesar Filho anunciou durante seu pronunciamento na inauguração do campus da UTFPR em Guarapuava, no início da tarde desta sexta feira (23), a instalação no município da indústria Araupel S.A., que atua no ramo de madeiras e reflorestamento. De acordo com Cesar Filho, a indústria irá se instalar na PR 466, a alguns quilômetros do campus da UTFPR. “A negociação entre a administração e a indústria levou cerca de um ano, mas hoje temos orgulho em anunciar a instalação dela (Araupel) em Guarapuava”, comemorou Cesar Filho.
De acordo com o prefeito, havia outros municípios interessados na indústria, mas a implantação do campus da UTFPR foi decisivo na definição por Guarapuava. “Vale destacar o apoio da senadora Gleisi Hoffmann na implantação da UTFPR em Guarapuava. Também destacamos que em grande parte dos investimentos que estão sendo efetivados em Guarapuava nós caminhamos em parceria com o Governo Federal. Todo o administrador público deve apresentar projetos ao Governo Federal, pois o que é apresentado que traga benefícios diretos para o desenvolvimento do município, o Governo Federal é parceiro”, destacou.
ARAUPEL
A Araupel tem a sede em Porto Alegre (RS) e já possui uma filial no Paraná, em Quedas do Iguaçu.
A planta industrial da Araupel é a mais moderna da América Latina no setor e serão gerados 400 empregos diretos e cerca de 700 indiretos na unidade em Guarapuava.
A Araupel hoje é uma empresa de atuação global com atividades voltadas para os setores de reflorestamento e beneficiamento de produtos de alto valor em madeira. Reconhecida por seus critérios de qualidade, a empresa, formada por capital 100% brasileiro, destaca-se nas exportações de molduras, painéis, componentes de móveis, portas e escadas principalmente para os mercados europeu e norte-americano.
A Araupel possui florestas próprias, cultivando as espécies Araucária Angustifolia, Pinus Taeda e Eucalyptus Grandis, devidamente certificadas, que se estendem pelos municípios de Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Espigão Alto do Iguaçu. A empresa possui sede industrial no município de Quedas do Iguaçu, e a sede administrativa em Porto Alegre (RS).
INVESTIMENTO FEDERAL
Entre os investimentos do Governo Federal em Guarapuava estão mais de R$ 400 milhões. Entre as obras estão a reforma e ampliação do aeroporto, a ferrovia que irá ligar Guarapuava ao Porto de Paranaguá, o campus da UTFPR, o Centro de Integração de Esportes, além das 10 creches que estão sendo construídas e a UPA do Batel, entre outras.