22/08/2023

Cesar Filho deseja “boa campanha” e Burko diz que Baitala é um nome novo

Cesar Filho lamenta a divisão dos partidos de centro-direita e Burko critica o ex-prefeito pelo antagonismo com o governador Ratinho Júnior

Cesar filho e Vitor Hugo Burko (Foto: Brainn Belo/RSN)

Duas lideranças políticas de Guarapuava repercutem a decisão da pré-candidatura a prefeito do empresário rural Denilson Baitala em Guarapuava. Se por um lado, o ex-prefeito Vitor Hugo (PSD) saiu da cena principal para apoiar o ruralista, de outro, o também ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (PP), coordenador da campanha de Celso Góes à reeleição, lamenta a divisão dos partidos de centro-direita.

Em contato com o Portal RSN, nesta quinta (25), Cesar Filho, mesmo em viagem com a esposa Renata, disse esperar uma união de lideranças para enfrentar o PT, nas eleições deste ano.

Esperava uma união entre essas lideranças para enfrentar com consistência e seriedade o adversário da esquerda, que é um candidato forte.

Entretanto, conforme Cesar Filho, há muitos interesses em jogo que acabaram confirmando mais de uma candidatura nesse núcleo. “Como isso está sendo inevitável, desejo uma boa campanha a eles e que sejam capazes de somar esforços para o que for melhor para Guarapuava”.

Já Vitor Hugo Burko disse que sabia da reunião ocorrida em Curitiba nessa quarta (24). Ele se refere ao encontro da cúpula do PSD, que deliberou sobre a candidatura de Baitala. Burko era o nome indicado, inclusive pelo governador, como pré-candidato a prefeito. Entretanto, há impedimentos legais e houve a substituição, consolidando um novo personagem nas eleições.

Um vácuo é sempre um convite à ocupação. E o Cesar [Filho] foi se antagonizando com o governador. Isso acabou criando essa nova situação.

Conforme Burko, o nome de Baitala surgiu pelo deputado federal Rodrigo Estacho (PSD). “O irmão do Denilson, Daniel, é vizinho do Estacho, vice-presidente do PSD de Guarapuava e ali a conversa nasceu e criou corpo no grupo. Houve a evolução e acabou na indicação de Baitala à Prefeitura, com a minha adesão. “Eles [Estacho e Denilson] passaram a manhã de hoje comigo e dei muitas dicas sobre geração de empregos, educação, meio-ambiente e outras áreas”.

De acordo com Burko, quando ele foi consultado sobre a nova pré-candidatura, viu em Denilson um nome novo. “O guarapuavano cobra uma nova liderança e acredito que o nome de Denilson vai suprir esse vácuo”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.