Na manhã de ontem (16), o deputado estadual Cesar Silvestri Filho esteve no Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava. Ele entregou um novo e moderno equipamento de raio-x e visitou as obras de ampliação dos leitos de UTI.
Cesar Filho foi acompanhado pelo provedor do hospital, Antônio Cezar Ribas Pacheco; vice-provedora Viviane Ribas; 1º tesoureiro, José Luiz Spyra; diretor administrativo, Vanderlei Assis de Andrade, e pelo chefe da 5ª Regional de Saúde, Vinícius Traiano.
O deputado destacou que foi uma excelente oportunidade de acompanhar a profunda reformulação pela qual o hospital está passando. “São reformas estruturais na parte de encanamento e elétrica e, principalmente, da UTI, fazendo com o que hospital tenha uma moderna UTI para atender toda a região. Agora também temos uma recepção adequada para dar conforto à população no atendimento inicial dentro do hospital”.
Sobre o aquisição do raio-x, Cesar Filho comentou era uma necessidade para o Hospital São Vicente de Paulo, pois o atual tem mais de 40 anos. “O aparelho vinha cumprindo sua função, mas evidentemente não na mesma qualidade até pela idade, entretanto, graças a gestões políticas que fizemos junto à Secretaria de Saúde, ao governador Beto Richa e verbas que nós viabilizamos através do programa HOSPSUS, conseguimos fazer com que o hospital tivesse condições de adquirir esse equipamento moderno, de última geração, importado, que vai melhorar muito a precisão e, por consequência, a qualidade do atendimento prestado pelos médicos”.
Cesar Filho ressaltou que o HSVP é uma instituição centenária, administrada, fiscalizada e vivida pela comunidade, que sabe de sua importância. “Ele é sim um hospital regional de caráter filantrópico, que atende a toda população numa região de quase 500 mil habitantes. É um hospital que está passando por um firme processo de investimento do governo do Estado. Só no ano passado, entre recursos para custeio e para investimento, foram aproximadamente R$ 5 milhões, isso somado a recursos capitaneados pelo deputado federal Cesar Silvestri, por meio de emendas de autoria dele, por exemplo, para aquisição de equipamentos cirurgia e diagnósticos, além de leitos que serão construídos, num total de quase R$ 6 milhões”, enumerou, acrescentando que o hospital passará por uma ampliação significativa com a construção de um novo prédio. “A primeira parcela desse investimento já está depositado na conta do hospital para a primeira fase de ampliação. Serão 50 novos leitos do SUS para a maior segurança na prestação do atendimento de Guarapuava e região”, finalizou.
Farmácia do Paraná
Após, Cesar Filho conheceu as instalações da Farmácia do Paraná, que funciona em um prédio no bairro Trianon, maior e melhor estruturado para o atendimento da população e dos municípios da região.
Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho