Guarapuava- Acadêmicos dos cursos de Economia, Secretariado Executivo e Serviço Social lotaram a sala de eventos da Unicentro na noite de ontem, durante a solenidade de inauguração de dois laboratórios de informática. Os 40 computadores, que já estão à disposição dos alunos, foram obtidos através de emenda orçamentária de R$ 120 mil, feita pelo Deputado Federal Cezar Silvestri.
Durante a inauguração, o reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette, destacou a atuação de Silvestri na Câmara Federal. Todos os anos o deputado coloca emendas orçamentárias para a universidade. Esse ano garantimos Fo garantido uma emenda de bancada de R$ 1,4 milhões. Esse dinheiro transformará a Unicentro em um exemplo de instituição pública adaptada as condições de acessibilidade a deficientes. E não serão somente as pessoas que necessitam de estrutura física que serão beneficiadas, mas sim, todos que precisam de acesso a informação e conhecimento, frisou Zanette destacando o compromisso da utilização consciente do dinheiro público. É prioridade na administração da universidade o bom uso dos recursos públicos. Toda vez que se coloca uma emenda orçamentária em nome da Unicentro, os recursos serão investidos, até último centavo, em ensino pesquisa e extensão, na formação dos nossos acadêmicosenfatizou.
O reitor enalteceu o trabalho do deputado na obtenção de recursos para a Universidade. O deputado Cezar Silvestri é exemplo de parlamentar que representa os seus eleitores. Guarapuava, toda a região e a Unicentro têm orgulho de tê-lo como deputado, pois ele atende a reivindicação de todos, afirmou.
Em seu pronunciamento, Silvestri, reafirmou o compromisso de continuar trabalhando na obtenção de recursos para a universidade. É uma satisfação prestar conta do meu trabalho e representar essa entidade. Tive o prazer fazer a lei que estadualizou os cursos de agronomia e medicina veterinária e de participar ativamente da vida da universidade desde o seu reconhecimento, comentou.
Segundo Silvestri, a verba de 1,4 milhões obtidas para a adaptação dos três campus da Unicentro às exigências de acessibilidade irá substituir duas emendas individuais apresentadas por ele, que beneficiariam a instituição com mais dois laboratórios. Fui avisado pelo Ministério da Educação que, pelo fato de conseguir o recurso de bancada para a acessibilidade, as emendas individuais não seriam empenhadas esse ano, mas existe o compromisso de que no ano que vem esses recursos serão liberados, por isso, vamos apresentá-los novamente, garantiu, informando que nos próximos dias deverão ser inaugurados laboratórios do curso de farmácia, construídos também com recursos de emenda parlamentar.
O diretor do setor de ciências sociais aplicadas da Unicentro, professor Luiz Fernando de Lima, aproveitou a solenidade de inauguração para entregar ao deputado projeto para a construção de um laboratório de técnicas secretarias para o curso de secretariado executivo. O curso está em fase de estruturação e por isso entendemos que esse laboratório é fundamental para que nossos alunos possam colocar em prática tudo que aprendem na teoria, argumentou.
Segundo ele, os dois laboratórios inaugurados na noite de ontem, suprem uma deficiência de equipamentos enfrentada até então pelo setor de ciências sociais aplicadas. Tínhamos somente dois laboratórios para atender cinco cursos, hoje já são quatro. Isso significa a ensino de melhor qualidade, maior trabalho de pesquisa, acesso a informação e formação do profissional, detalhou.
O deputado Cezar Silvestri se comprometeu de ir em busca de mais esse recurso para a instituição. Assumo o compromisso de apresentar emenda para conseguir a verba necessária para mais esse laboratório, concluiu.
Compromisso com a educação
A atuação parlamentar de Silvestri é marcada pelo trabalho para o desenvolvimento da educação. Apelidado de deputado da educação, quando ainda ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, Silvestri tem em seus mais de 20 anos de vida pública inúmeros projetos e ações que beneficiaram milhares de professores e alunos.
Só acredito em um país mais justo, fraterno e com menos desigualdade social, quando tivermos condições de dar, a todas as pessoas, acesso a educação, comentou.
A atuação como defensor dos interesses da Unicentro na Câmara Federal é uma das suas principais bandeiras. Desde seu reconhecimento trabalhei junto com todos os reitores. É uma parceria muito grande da qual tenho imenso orgulho, pois acredito que o desenvolvimento de Guarapuava e região passa pela Universidade, concluiu.