O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, deputado federal Cezar Silvestri, participou hoje, quinta-feira (18), da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras do novo Fórum de Guarapuava. O documento foi assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador Miguel Kfouri Neto, no prédio do Tribunal, em Curitiba, que destacou a “grata satisfação de anunciar a ordem de serviço para o início das obras”.
Com um investimento de R$ 26,7 milhões, as obras devem ser concluídas num prazo de 15 meses. “Guarapuava é uma das mais antigas comarcas do Paraná e, realmente, está necessitando de um espaço físico maior, com melhor infraestrutura. Sem dúvida, o novo prédio dará mais agilidade aos serviços prestados pela Justiça e também resultará em melhor atendimento à população”, afirmou o secretário e deputado federal Cezar Silvestri.
Em seu pronunciamento, o secretário agradeceu o empenho do presidente do TJPR e de sua equipe pelo investimento e transmitiu os cumprimentos do governador Beto Richa ao desembargador Miguel Kfouri Neto. “Estive há pouco reunido com o governador Beto Richa e ele falou do ótimo relacionamento que mantém com Vossa Excelência. Com um investimento como este, caminhamos no sentido de ter um Estado com mais desenvolvimento e melhor justiça social”, concluiu Cezar Silvestri, colocando-se à disposição do Judiciário paranaense.
O processo de licitação das obras do novo Fórum foi aberto em 8 de abril deste ano. Com 16 mil metros quadrados de área e atendendo as normas de acessibilidade, a nova sede do Fórum de Guarapuava será construída em terreno que pertencia ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) e onde viviam famílias de funcionários do órgão. O terreno foi liberado pelo governo do Estado e as famílias realocadas para cinco moradias construídas pela Cohapar em outra área da cidade.
A Comarca de Guarapuava completou 152 anos de criação em março deste ano e, além de Guarapuava, compreende os municípios de Turvo, Candói, Campina do Simão e Foz do Jordão e os distritos de Boqueirão, Carro Quebrado, Palmeirinha, Guairacá, Morro Alto e Entre Rios.
Também participaram da solenidade o deputado estadual Cézar Silvestri Filho; o presidente da seção paranaense da OAB, José Lúcio Glomb; o prefeito de Guarapuava, Fernando Ribas Carli; o deputado estadual Bernardo Ribas Carli; o presidente da Câmara de Vereadores de Guarapuava, Admir Strechar; a juíza de Direito Christine Kampmann Bittencourt, da Vara de Execuções Penais e Corregedoria dos Presídios da Comarca de Guarapuava, dentre outras autoridades do Judiciário estadual e representantes de advogados.