22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Chaleira Preta comemora 25 anos com baile do Grupo Reponte

O baile ocorre no dia 30 de março, sábado de aleluia. Também haverá apresentação da nova patronagem para os tradicionalistas presentes

Chaleira Preta comemora 25 anos com baile do Grupo Reponte (Arte: Divulgação/Chaleira Preta)

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta de Guarapuava comemora 25 anos em março. Para marcar essa data especial, a patronagem vai promover um baile com o Grupo Reponte, no dia 30 de março, sábado de aleluia. O baile ocorre no Centro de Eventos Cidade dos Lagos, às 22h30. Para garantir o ingresso, basta entrar em contato pelos números (42) 9 9949-0448 e (42) 9 9977-3827.

Neste dia, também haverá apresentação da nova patronagem para os tradicionalistas presentes. O patrão Cezar Santos afirma que a responsabilidade é grande em assumir esse desafio no biênio 24/26. Contudo, ele tem certeza que contará com a contribuição de todos os integrantes das invernadas, seja artística, cultural, esportiva e campeira, para que a patronagem dele “seja de êxito para benefício da cultura tradicionalista de Guarapuava”.

(Arte: Divulgação/Chaleira Preta)

HISTÓRICO

O CTG Chaleira Preta foi fundado em 16 de março de 1978 em Guarapuava. Na época, contava com apenas 20 sócios, integrantes da invernada campeira. Passado algum tempo, a regulamentação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), passou a exigir um número mínimo para a estrutura de CTG.

Por isso, o patrão da época, Valmor Cordova, e os demais integrantes decidiram transformar o CTG em Piquete Chaleira Preta. Assim, depois de 10 anos como Piquete, a estrutura ganhou consistência com a acolhida de novos integrantes na invernada campeira.

Em 26 de março de 1999, a entidade apresentava uma composição fortalecida e um número superior e suficiente de integrantes nas invernadas campeira e artística. Por isso, os integrantes fizeram a submissão no Conselho de Vaqueanos do MTG/PR, que aprovou a solicitação e reintegrou como Centro de Tradições Gaúchas Chaleira Preta.

Dessa forma, Josoel Shimidt Machado assumiu a patronagem por escolha eletiva e com a aprovação do Conselho Tradicionalista do Paraná. Ele permaneceu por dois mandatos à frente do novo CTG. Com o lema “Sempre pela tradição, chia chaleira! Em qualquer pago, defendemos a nossa bandeira!”, o Chaleira Preta segue sendo referência em Guarapuava e Região.

Desde a formação, o CTG Chaleira Preta participa de inúmeras apresentações, para os mais variados públicos, sempre levando a cultura gaúcha. Hoje conta com as invernadas Artística, Campeira, Cultural e Esportiva. Por fim, procura respeitar e fortalecer “as ações comunitárias, mantendo a tradição gaúcha viva no cenário tradicionalista”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo