22/08/2023

Chama Crioula inicia comemoração do Dia do Gaúcho

imagem-59484

Para comemorar o Dia do Gaúcho, no dia 20 de setembro, o CTG Chaleira Preta inicia as festividades em alusão à data nesta quinta feira (19). A Chama Crioula chega a Guarapuava por volta das 16h00, em frente ao Parque de Rodeios Fogo de Chão.  É o início do evento que integra a Semana Farroupilha. As atividades seguem até o domingo (22).

No sábado (21) haverá o Torneio de Laço também no Parque de Rodeios a partir das 15h00. No domingo (22) a programação começa às 8h00 da manhã com a mateada, realizada no pátio da Indústria de Alimentos Pietrobon, às margens da BR-277. As atividades encerram a Semana Farroupilha.

O Patrão do CTG Chaleira Preta, Alcione Sabakeviski,  ressalta a importância da preservação da cultura tradicionlaista. “Cabe a nós, pais e avós, contarmos aos  nossos filhos a história deste povo, para que eles cresçam e mantenham a cultura viva de geração em geração. Por isso, convidamos a toda comunidade que venha participar deste evento típico”.

Confira abaixo a programação de domingo:

08h00 – Mateada.

10h00 – Chegada da cavalgada com a Chama Crioula

10h30 – Missa Crioula com transmissão pela Rádio Cacique AM760

11h30 – Início da Tertulia e apresentações Artísticas

12h00- Tradicional Costela Dois Fogos à R$20.

Mais informações e ingressos 36222777 ou 84024036, com Alcione.

 

Dia do Gaúcho e Semana Farroupilha

Em 1835, os farrapos, sob o comando de Bento Gonçalves, invadiram Porto Alegre iniciando assim a história farroupilha. Descontentes com a monarquia portuguesa, os sulistas decidiram buscar seus ideais de liberdade, igualdade e humanidade.

Por quase dez anos, os estados do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina (República Juliana), tornaram-se independente.  A República Rio Grandense foi instituída tendo presidente, capitais, hino, brasão e constituição. Apenas no ano de 1845, é que foi assinado o Ato de Paz fazendo com que o Rio Grande volta-se a pertencer ao império brasileiro.

Do amor a terra e o apego à tradição foram criados os Centros de Tradições Gaúchas, com a fundação do CTG 35 em 1948. Assim, o sentimento de exaltação á luta de antepassados e a vontade de manter viva a chama da perseverança dos ideais farroupilhas continuam até hoje.

Com isso foram criadas as datasc omemorativas. Do dia 14 a 22 de setembro a Semana Farroupilha, e no dia 20, o Dia do Gaúcho.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo