22/08/2023


Cotidiano Educação

‘Charuto de Arroz com Feijão’ vence o concurso ‘Melhor Merenda do Paraná’

Charuto' elaborado por Clarice Iaciuk Costa Rosa, merendeira do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei, superou outras 524 receitas inscritas

Clarice Iaciuk Costa Rosa (Foto: Roberto Dziura/AEN))

‘Charuto de Arroz com Feijão’, uma criação simples e cheia de significado, venceu o concurso’Melhor Merenda do Paraná’. Elaborado por Clarice Iaciuk Costa Rosa, merendeira do Colégio Estadual do Campo Cristo Rei, de Prudentópolis, o prato superou outras 524 receitas inscritas na competição.

Com 12 anos de experiência na profissão, Clarice teve a ideia de envolver os alunos na escolha da receita que representaria a cidade. “A minha maior alegria é cozinhar para aquelas crianças. Fizemos uma votação para decidir a receita, e eles escolheram algo que remetesse à Ucrânia, já que Prudentópolis é uma colônia ucraniana”. A cidade, conhecida como a Capital Nacional do Feijão Preto e lar da maior colônia ucraniana do Brasil, inspirou a preparação do prato vencedor. Ou seja, charutos de couve recheados com arroz cozido em caldo de feijão.

Além do charuto, outra opção considerada pelos alunos trata-se do ‘perorrê’, prato típico da culinária ucraniana. A escolha pelo charuto de arroz e feijão, conforme Clarice, reflete a simplicidade e o afeto que permeiam a rotina dela. “Vou dividir essa vitória com os alunos, porque a ideia foi deles”.

O CONCURSO

A competição, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), selecionou 32 finalistas entre 524 receitas inscritas. O critério de seleção envolveu critérios como sabor, criatividade e conexão cultural.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, recebeu as merendeiras finalistas para um almoço no Palácio Iguaçu, nesta segunda (18). Além disso, as 100 melhores receitas farão parte de um livro exclusivo, organizado pela chef Manu Buffara, jurada do concurso e reconhecida mundialmente pelo prêmio The Best Chef Awards. Durante a premiação, Manu participou de uma roda de conversa com as finalistas, compartilhando sua experiência e valorizando o trabalho das merendeiras.

A PREMIAÇÃO

As finalistas receberam um avental com o nome bordado e o livro de receitas com as 100 merendas selecionadas, além de uma aula com a chef Manu Buffara. As vencedoras ganharam um kit com livros de receitas, um jogo de jantar personalizado pelo artista paranaense Toto Lopes e um voucher para um passeio de Litorina, trem de luxo que faz o trajeto pela ferrovia que corta a Serra do Mar.

IMPACTO DA MERENDA NO PARANÁ

A Fundepar distribui anualmente cerca de 38 mil toneladas de alimentos às escolas estaduais do Paraná, priorizando produtos in natura adquiridos de cooperativas da agricultura familiar. O investimento, que ultrapassa R$ 500 milhões, beneficia cerca de 18 mil produtores rurais, promovendo o desenvolvimento local e garantindo uma alimentação de qualidade para os estudantes.

O sucesso do prato de Clarice é um exemplo de como a valorização cultural e a participação da comunidade podem transformar uma simples merenda em um símbolo de identidade e afeto.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo