22/08/2023


Guarapuava Previsão

Chuva e clima abafado devem marcar o primeiro dia de outono

Conforme meteorologistas, o sábado (20) será característico com uma leve queda de temperatura, maior incidência de ventos e diminuição da umidade do ar

WhatsApp Image 2021-03-19 at 12.03.01

Chuva e clima abafado devem marcar o primeiro dia de outono (Foto: Gilson Boschiero/RSN)

O outono começa às 6h38 deste sábado (20) e traz as cores amareladas das folhas, a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência. A previsão para o fim de semana em Guarapuava mostra a probabilidade de arco-íris, o que pode ser um pouco de esperança em tempos tão difíceis, com um show de beleza no céu.

Conforme o Clima Tempo, o primeiro dia de outono deve ficar abafado e parcialmente nublado com chuva à tarde em todas as Regiões do Paraná. A temperatura mínima prevista é de 16º C em Guarapuava e a máxima deve atingir 24º C. O fim de semana tem probabilidade de 90% de chuva. E o primeiro dia será característico com uma leve queda de temperatura, maior incidência de ventos e diminuição da umidade do ar, em torno de 50%.

Já no domingo (21), a previsão do Simepar é de sol e aumento de nuvens de manhã. Além disso, pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura pode variar entre 16º C e 30º C. Também há probabilidade de surgimento de arco-íris e 80% de chance de chover. Dessa forma, o domingo chuvoso será ideal para descansar com a família. Isso porque, é preciso lembrar que o coronavírus continua circulando no ar. Portanto, faça sol ou faça chuva, o recomendado é ficar em casa.

OUTONO NO PARANÁ

Conforme o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, durante o outono o fenômeno climático La Niña segue atuando sobre as águas do Oceano Pacífico Equatorial, influenciando o clima no Paraná. Mas o fenômeno perde força e tende a se dissipar até o fim da estação. “Estão previstos vários períodos prolongados sem chuva. Os principais eventos chuvosos serão causados por frentes frias”.

No decorrer da estação que antecede o inverno, as manhãs e noites se tornam mais frias enquanto as tardes seguem quentes. A partir de maio, ondas de ar frio e seco serão mais frequentes e intensas, provocando expressivo declínio da temperatura do ar. Segundo o meteorologista, haverá alguns dias muito frios intercalados com períodos de calor.

Por fim, os veranicos, os nevoeiros e as geadas são fenômenos típicos da estação no Paraná, com intensidade e duração variáveis conforme o padrão climático predominante em cada Região.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo