Guarapuava – A incidência de chuvas durante a semana na região, aliada ao período das safras de milho e soja, exigem que os motoristas tenham cuidados redobrados. Na rodovia estadual PR 170, que liga Guarapuava a Pinhão, neblina eventual nas primeiras horas da manhã e à noite tornam necessário trafegar em menor velocidade.
O cuidado, porém, deve continuar sendo o mesmo em dias e noites de tempo bom. Nesses dias se intensifica o movimento provocado pela presença de caminhões entre propriedades rurais da região e a Unidade Vitória (entreposto da Agrária no distrito de Entre Rios).
Na estrada interligando a cidade de Pinhão à localidade rural de Dois Pinheiros, na BR-277, onde se encontra outro entreposto da Cooperativa, o motorista também precisa trafegar com atenção.
Nos cerca de 20 quilômetros do trajeto, que apresenta traçado sinuoso, aumenta a presença de caminhões. O movimento de veículos pesados se intensifica igualmente na altura do quilômetro 354 da BR 277, onde se situa o maior entreposto da Agrária. A Cooperativa prevê que, entre seus associados, o período de safra de verão 2009/2010 se encerre entre final de abril e início de maio.
Na quarta-feira (24), na Colônia Vitória (distrito de Entre Rios/Guarapuava), a estação meteorológica da Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA) registrou 8,6mm de chuva entre zero hora e 10h da manhã.
Nos números da FAPA, em Entre Rios choveu mais em janeiro deste ano (311mm) do que no mesmo mês de 2009 (123,6mm): fevereiro, em 2010, registrou menos chuva (173,2mm) do que em 2009 (501,6mm). Até ontem (23/3), de acordo com a estação meteorológica, março teve 89,8mm de chuvas. No terceiro mês do ano passado, o volume total foi de 120,4mm.
Foto: Orlando Silva