22/08/2023
Agronegócio

Chuva obriga produtores de Reserva do Iguaçu a escoar leite com trator

imagem-54747

As fortes chuvas das últimas semanas estão causando prejuízo aos produtores de leite de Reserva do Iguaçu. Para que a produção não seja perdida, em várias propriedades o leite está sendo retirado com trator da propriedade até as estradas principais, onde são transportados pelos caminhões até os laticínios.

 

A Prefeitura de Reserva do Iguaçu está trabalhando intensamente para recuperar a malha viária do interior, afetada com as chuvas.

 

De acordo com o secretário de Agricultura de Reserva do Iguaçu, Clidisnei Ribeiro de Lima, a preocupação da Prefeitura é garantir o tráfego nas estradas principais. “Há muitos trechos com problemas. Os principais afetados estão sendo os pequenos produtores, principalmente os produtores de leite. O acesso às propriedades está muito ruim e se a chuva não parar, esses prejuízos podem ser ainda maiores. Sabemos que a retirada do leite das propriedades prejudica ainda mais as estradas, devido ao peso do veículo, mas em algumas situações está sendo a única alternativa de assegurar o escoamento do leite”, explicou o secretário.

 

Mas o problema em Reserva do Iguaçu não afeta apenas os pequenos produtores. Os proprietários de grandes áreas rurais não estão conseguindo plantar as culturas de cevada e trigo. “O cultivo está atrasado há cerca de 20 dias, quando iniciou o período de chuvas. Mesmo a chuva parando, serão necessários mais de quatro dias de sol para que os produtores tenham condições de plantar. Já estamos trabalhando com a possibilidade de redução na produtividade de cevada e trigo no Município”, destacou o secretário.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.