*Reportagem com vídeos enviados pela Comunicação da Prefeitura
Um temporal com ventos fortes e chuva de granizo atingiu Turvo no meio da tarde desta quarta (29). De acordo com informações da secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Maria Cristina Viana Leite, a chuva começou por volta das 16h30 e só terminou cerca de 40 minutos depois.
Famílias ficaram desabrigadas, principalmente, aquelas que vivem em Regiões ribeirinhas. Embora a administração municipal tenha feito obras de contenção em áreas onde há córregos, o fluxo de água foi intenso e não conteve a enxurrada. A Unidade Básica de Saúde Iracy Campos ficou alagada.
Também houve correria dos pais em escolas e creches, já que a chuva e o granizo incessantes caíram no horário de saída das crianças. Uma árvore caiu ao lado do Colégio Frida. Um dos moradores disse que há mais de 30 dias não via uma chuva tão intensa no município.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Émerson Ribeiro de Campos, equipes da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Obras ainda encontram-se nas ruas socorrendo as pessoas que tiveram as casas alagadas. Conforme levantamento preliminar, 15 famílias foram afetadas pelo alagamento. Outras três precisaram de roupas, agasalhos, colchões. “A maioria conseguiu ajuda de vizinhos e de parentes”.
VOLTANDO AO NORMAL
Conforme Emerson, por volta das 19h45, nas ruas que ficaram alagadas, a água já tinha escoado. Apesar disso, as equipes ainda fazem a limpeza em alguns pontos da cidade. De acordo com a Defesa Civil, entulhos, pedaços de madeira e outros objetos foram retirados de córregos. Bueiros e bocas-de-lobo também não conseguiram conter a água.
O prefeito Jerônimo Gadens do Rosário (PSD) encontram-se na ‘Marcha dos Prefeitos’ em Brasília. Mas ele acompanha a situação por telefone. Veja os videos.
Leia outras notícias no Portal RSN.