22/08/2023



Guarapuava Previsão do tempo Região

Chuvas fortes provocam estragos em Guarapuava e Região

As fortes chuvas das últimas horas causaram alagamentos em UV, General Carneiro, Bituruna, Francisco Beltrão e Nova Esperança do Sudoeste

CHUVA

Céu de Guarapuava durante a tarde dessa quinta (24). As fortes chuvas das últimas horas causaram alagamentos na Região (Foto: Gilson Boschiero/Portal RSN)

*Reportagem com vídeo

O Outono começou, e ainda sob efeito do fenômeno climático La Niña, Guarapuava e cidades da Região sofrem com a instabilidade climática devido as fortes chuvas das últimas horas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) praticamente todo o Estado está em alerta laranja, o que representa risco de tempestade.

Em entrevista ao Portal RSN, o agrônomo Sidnei Jadoski explicou que a distribuição irregular de chuvas é causada pelo fenômeno climático La Niña. Tanto Guarapuava quanto municípios vizinhos vinham enfrentando um período de estiagem nos últimos meses. No entanto, desde quinta (24) as temperaturas vem baixando e chuvas chegaram a causar estragos.

Em Guarapuava, houve entrega de lona para uma morador que teve a casa destelhada no Jordão. Já em Palmital, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil atendeu o destelhamento de três casas. Em Pinhão duas casas ficaram destelhadas e os moradores receberam atendimento do Posto de Bombeiro Comunitário. Outras cidades da Região como União da Vitória, General Carneiro e Bituruna sofreram alagamentos.

Avenida Marechal Deodoro no bairro Rocio em União da Vitória (Foto: Reprodução/Colmeia.am)

De acordo com o Climatempo para esta sexta (25) há previsão de 30 milímetros de chuva tanto em General Carneiro quanto em Bituruna. As temperaturas nos municípios devem ficar entre 12°C e 20°C. Já em União da Vitória o Simepar prevê precipitação de 17,7 milímetros para hoje (24). A temperatura mínima deve ser 14°C e a máxima 20°C.

Em Guarapuava, para esta sexta (25) o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê 62 milímetros de chuva. Os termômetros devem marcar mínima de 16°C e máxima de 20°C e as rajadas de vento chegam a 44 km/h.

SUDOESTE

Em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná as fortes chuvas provocaram um caos na rua próxima ao Sanepar no bairro Alvorada. Em imagens compartilhadas por moradores nas redes sociais é possível ver carros transitando com a água chegando a altura da porta.

Conforme o Simepar nesta sexta (25) deve chover 24,5 milímetros de chuva no município e as temperaturas devem ficar entre 12°C e 21°C. Outra cidade do Sudoeste afetada pelo excesso de chuva foi Nova Esperança do Sudoeste. O município de aproximadamente cinco mil habitantes teve alagamentos em diversas áreas do interior.

A chuva que iniciou na quarta (23) prejudicou plantações e crianças tiveram que faltar a aula pois o transporte escolar acabou impedido devido o transbordamento dos rios. Confira o vídeo gravado por um morador do Km 45 hoje (25):

FIM SEMANA

Como o Estado está em alerta laranja, o Inmet indica a possibilidade de tempestade para o sábado (26) e domingo (27) no Paraná.

O alerta é determinado quando a precipitação em determinado local vai de 30 a 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros em único dia. No alerta laranja, o grau de risco aumenta para alto. Por isso, as pessoas têm que ficar vigilantes e devem seguir os conselhos das autoridades.

Porém, em Guarapuava, deve ter sol. Mas os cobertores terão que ser tirados do armário um pouquinho antes este ano. É que já para este fim de semana os termômetros vão cair. Além disso, de acordo com o Simepar, no sábado (26) a mínima será de 12°C e a máxima de 20°C. Contudo a chuva deve cessar e o céu voltar a ficar claro.

No domingo (26) o tempo continua firme, com o sol brilhando. Contudo o friozinho se mantém e os moradores de Guarapuava e Região terão que continuar com pantufa no pé e gorro na cabeça. Os termômetros devem marcar mínima de 10°C e máxima de 24°C.

Por fim, na segunda (27), início de semana, quem acorda cedo vai enfrentar um friozinho com mínima de 14°C e máxima de 26°C. Todavia as nuvens voltam a aparecer e há previsão de chuva, com precipitação de 1,8 milímetro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo