22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Previsão do tempo

Chuvas trazem baixas temperaturas para Guarapuava nesta semana

O alerta de tempestade continua, mas as chuvas duram até quarta (10). Depois disso, o céu abre. Mas a mínima cai para 6°C

WhatsApp Image 2022-08-08 at 10.31.40

Chuvas trazem baixas temperaturas para Guarapuava nesta semana (Foto: Gilson Boschiero/Portal RSN)

Após um fim de semana debaixo d’água, a segunda (8) amanheceu também com o chão molhado e nuvens escuras. Sem muitas pausas, a chuva caiu intensamente e fez do guarda-chuva o acessório mais necessário para começar a semana. Os aguaceiros vão fazer as baixas temperaturas predominarem até a sexta (12).

Inclusive, Guarapuava, assim como o restante do Paraná continua sob o alerta de tempestades. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) comunicou que o alerta deve durar até as 12h de amanhã (9). Por outro lado, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) apenas informou que a chuva de hoje deve somar 1,2 milímetro.

Conforme os meteorologistas, as pancadas de chuva devem retornar por volta das 21h. Até lá, a nebulosidade toma conta do céu, possibilitando aquela sensação de que sempre está prestes a chover. As temperaturas variam entre 13°C e 19°C.

Desse modo, é bom aproveitar a máxima desta segunda (8), porque nos próximos dias os números só vão diminuir nos termômetros. Na terça (9), a mínima cai para 11°C e a máxima chega a 16°C. Não dá para esquecer que também vão ocorrer pancadas de chuva. A água deve cair durante todo o dia somando 11,2 milímetros.

INSTABILIDADE

Já na quarta (10), o frio aumenta com a mínima de 6°C e a máxima não deve ultrapassar os 11°C. Com pouca amplitude térmica, os moradores poderão sentir na pele novamente, mais um pouco do inverno que tinha dado uma sumida, mas voltou com tudo.

Por isso, é necessário reforçar os agasalhos e ainda não dá para abandonar o guarda-chuva. Os meteorologistas preveem a precipitação acumulada de 11,3 milímetros.

Na quarta (10), um sistema de baixa pressão atmosférica fica caracterizado, com Centro mais intenso entre o continente (Paraná e Santa Catarina) e o mar. Chuvas, algumas trovoadas e ventos mais significativos (fortes) são previstos. Enquanto no Litoral o mar fica mais agitado. Na quinta (11) ventos mais significativos ainda a Leste/PR, enquanto no interior do Paraná as condições são de maior estabilidade com diminuição das temperaturas. A estabilidade atmosférica predomina, os ventos predominam de Sul, mais secos e mais frios. Com isto, temperaturas baixas, frio pela manhã e noite no Estado e pouca nebulosidade.

RETORNO DO SOL

Depois de dias como céu encoberto pela chuva e as nuvens, os moradores poderão ver o sol brilhar. Isso porque ao contrário da quarta (10), a quinta (11) deve ser de céu claro com sol em Guarapuava. Só assim para aquecer, pois o frio deve seguir dominando. Os termômetros vão ficar entre 6°C e 14°C e não há previsão de chuva.

Além disso, as rajadas de vento se tornam mais fortes e podem chegar a 43 Km/h. Na sexta (12), o tempo não muda muito, com mínima 7°C e máxima de 17°C. O sol também vai aparecer e as chuvas devem dar uma trégua. Mas as rajadas de vento atingem cerca de 47 Km/h.

Agora, se os planos do fim de semana precisam de um pouquinho mais de calor, dá para se animar um pouco. No sábado (13) e domingo (14), as temperaturas podem subir razoavelmente em relação aos últimos dias, deixando o tempo agradável. Mas não fará calor.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo