Jonas Laskouski
Guarapuava – O destaque dessa quarta feira (31) no XXIX Encontro da Arte Folclórica é a apresentação de uma das produções mais legais da Cia. Arte e Manha, atual Felchak Produções.
A peça traz os geniais artistas Rita Felchak, Dody Sanman, Jisele Pavoni e David Felchak de volta aos palcos guarapuavanos para fazer aquilo que eles sabem fazer de melhor: atuar (sem tirar o mérito da produção de eventos).
"Um Conto para Nossa Hstória", de autoria de Rita Felchak, é um dos grandes clássicos do Arte e Manha. Estreou em 2002, tendo sido apresentada em todas as escolas de Guarapuava. Participou em vários festivais nacionais e internacionais, em mais de 600 apresentações com o mesmo elenco. Prêmios? Óbvio. Entre eles, no Fenata (Festival Nacional de Teatro, em Ponta Grossa) de 2006, premiações foram criadas especialmente pelo júri para a Cia. Arte e Manha: Melhor Atuação Coletiva, Melhor Proposta Cênica, Menção Honrosa ao equilíbrio dos elementos cênicos apresentados e Menção Honrosa para a formação de plateia do Paraná e BrasIL.
Com o perdão dos meus colegas jornalistas, vou ser redundante: o espetáculo é um verdadeiro espetáculo. "Através de uma pesquisa minuciosa das manifestações populares e documentos oficiais, a releitura fornece informações gerais sobre a história de luta de Guarapuava", diz a sinopse da peça. "Num misto de ternura e dinâmica, "Um conto para Nossa História" oferece dança, teatro e bonecos, tratando temas com criticidade, arte e dando asas a imaginação.
Imperdível, hein. E confesso, me traz um certo alívio em saber que o teatro na sua forma mais pura ainda grita no peito dessa fantástica trupe/família.
SERVIÇO
O quê: "Um Conto para Nossa História" com Cia, Arte e Manha, no XXIX Encontro de Arte Folclórica
Quando: 31 de agosto
Onde: Hall do Auditório da Unicentro – Campus Santa Cruz
Horário: 19h