Da redação - A internauta Eliane Bueno enviou o seguinte comentário a respeito do possível fechamenro do comércio aos domingos:
"Eu penso que Guarapuava não vai atrasar mais ou menos por não abrir o comércio no domingo.
O presidente da APRAS, em entrevista ressaltou que Guarapuava atrasaria e que geraria em torno de 15% desemprego na região. E penso que seja com base nestes argumentos que os leitores da Rede Sul estão questionando.
Pelas palavras dele, é como se somente os supermercados (e aos domigos) gerassem empregos e movimentassem sozinhos a economia de Guarapauava.
Sobre a questão do fechamento dos supermercados é porque os funcionários não recebem as horas-extras que têm direito. O banco de horas, praticado por algumas lojas não é regulamentado pelo sindicato ou por algum acordo.
Além do mais, segundo a lei que prevê o banco de horas, a prática constante de horas-extras descaracteriza o banco de horas, dessa forma o empregador tem a obrigação de remunerar como hora-extra, pagando todos os seus encargos, o que não acontece em Guarapuava, todos os "minutos" a mais trabalhados vão para o banco que só é pago a cada dois meses.
A mesma lei a que se refere o presidente da APRAS também prevê a participação dos funcionários nos lucros da empresa.
A pergunta é: Se estão cumprindo rigorosamente a lei, então porque não há a distribuição de parte do lucro (inclusive das vendas aos domingos e feriados) aos funcionários? "