22/08/2023
Brasil Política

‘Cidadania’ debate federação partidária nesta terça em Brasília

De acordo com a pauta, está em debate desde àws 9h30 de hoje a possibilidade de federação com o Podemos, PSDB, MDB e PDT

alessandro-vieira

Líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Desde às 9h30 desta terça (1º) a ‘Comissão de Entendimento Político” do Cidadania-23 está reunida em Brasília. De acordo com a pauta, está em debate a possibilidade de federação com o Podemos, PSDB, MDB e PDT.

Entretanto, com a decisão da Executiva Nacional tucana de dar aval às negociações com o Cidadania o líder do partido no Senado, Alessandro Vieira (SE), disse no Twitter que a aliança vai exigir ajuste de programa e mecanismos de transparência.

Conforme o senador, a possibilidade de federação, seja com PSDB ou Podemos, exige ajuste coerente de programa comum. Ele defende também a garantia de mecanismos “justos e transparentes” de atuação conjunta durante quatro anos. “Em especial para definição de candidaturas e formação de chapas em todas as esferas, sem imposições”.

Caso a federação se confirme, a aliança seguiria com apenas um candidato ao Palácio do Planalto. Isso porque, o governador tucano de São Paulo, João Doria também é pré-candidato ao cargo.

OUTROS

Além do PSDB, a Executiva Nacional do Cidadania aprovou, no último dia 19, um indicativo de formação de federação como também com o Podemos, MDB e PDT. Já há a abertura de diálogo com essas legendas, conforme a Executiva Nacional.

De acordo com a proposta de federação, a união para o pleito de 2022 deve durar, no mínimo, quatro anos. No entanto, o prazo para o Tribunal Superior Eleitoral validar as alianças partidárias é até 2 de abril. Todavia, as legendas precisam fazer o pedido até o início de março.

COMISSÃO

A Executiva Nacional do Cidadania criou uma ‘Comissão de Entendimento Político’ para ‘aprofundar o contato’ com legendas interessadas na formação da federação partidária. O colegiado é composto por Roberto Freire, presidente nacional do partido, Alessandro Vieira, deputado federal Alex Manente (SP), líder na Câmara.  Além de Davi Zaia, secretário-geral, Lincoln Tejota, vice-governador de Goiás, representando os estados e Adão Cândido, secretário de Comunicação.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas


Warning: Undefined array key 0 in /home/redesuld/public_html/wp/wp-includes/class-wp-query.php on line 3738

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.