22/08/2023


Cotidiano Região

‘Cidade do Idoso’ faz a diferença na vida de pessoas em Irati

Centro do Idoso vai ser um dos desafios do prefeito eleito Denilson Baitala, em Guarapuava. A estrutura física foi inaugurada, mas faltam equipamentos e profissionais

Cidade do Idoso em Irati (Fotot: Foto: Valdelino Pontes/SECID)

Em um espaço de 3.800 metros quadrados, situado no Centro de Tradições Willy Laars, em Irati, homens e mulheres ‘revisitam’ a vida. Isso se deve ao Complexo Social Cidade do Idoso, inaugurado em abril de 2024, com um investimento de R$ 8,2 milhões, feito pelo Governo do Paraná. Diariamente, cerca de 130 idosos circulam por lá.

Para promover o bem-estar e a saúde dos participantes, o complexo oferece piscina térmica, cancha de bocha, ioga, cursos de artesanato, informática, biblioteca, jogos, hidroginástica, dança, exercícios variados e atividades para estimulação mental, além de promover a socialização. A administração do espaço tem a responsabilidade da gestão municipal. Esta passará para o prefeito eleito Emiliano Gomes (PSD) a partir de janeiro de 2025.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, os frequentadores do complexo são unânimes em elogios. “Esse lugar tem feito uma enorme diferença na minha vida e na de outros idosos. Além de promover relaxamento muscular, é benéfico para o cérebro, melhorando nossa autoestima”. Tadeia Terezinha Bobato, de 95 anos, também expressou a satisfação: “Não falta um dia de atividades. Eu adoro vir. Isso nos dá vida. Recomendo que todos os idosos participem, pois assim vivemos muito mais”.

EM GUARAPUAVA

Centro do Idoso em Guarapuava (Foto: Brainn Belo/RSN)

Em Guarapuava, um dos maiores investimentos do Governo do Paraná está no Centro do Idoso, cuja primeira etapa foi inaugurada em julho de 2024 pelo prefeito Celso Góes. Agora, o novo prefeito eleito, Denilson Baitala (PL), terá o desafio de equipar e colocar o espaço em atividade.

Localizado no Bairro Primavera, perto do planejado ‘Cidade dos Lagos’, o centro dispõe de piscina aquecida, áreas para pilates e outras atividades físicas, além de espaços para cuidados de beleza, meditação, cursos, oficinas, um cinema, salão de festas, refeitório e biblioteca. Com mais de 2.700 metros quadrados, o local poderá atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos. A gestão será multidisciplinar, envolvendo diversas secretarias.

A direção do espaço foi dada ao médico geriatra Jonilson Pires, e o Centro deverá receber o nome de Aramis Góes, em homenagem ao pai do atual prefeito, conforme aprovação da Câmara.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo