22/08/2023



Guarapuava Política Saúde

‘Cidade dos Lagos’ terá nova unidade universitária da Unicentro

O lançamento da pedra fundamental ocorreu na noite dessa quarta (29). As obras iniciam imediatamente. Unidade de saúde terá 19 consultórios

WhatsApp-Image-2022-06-30-at-10.47.00-2

‘Cidade dos Lagos’ terá nova unidade universitária da Unicentro (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O bairro planejado ‘Cidade dos Lagos’ terá uma unidade universitária da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Nessa quarta (29), o lançamento da pedra fundamental marcou as obras de construção da Clínica Integrada do Setor de Saúde da universidade.

Dessa forma, o espaço, além de abrigar ações de ensino e pesquisa, também será voltado ao atendimento à população. Para que houvesse a estrutura, o empresário Odacir Antonelli doou o terreno em que os prédios serão construídos em Guarapuava.

Tenho muito orgulho de participar desse grupo da Unicentro, que é uma marca, um ícone na Região e no estado do Paraná. Estou muito feliz e serei sempre um parceiro incontinente da nossa Unicentro.

Empresário Odacir Antonelli (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Conforme a Prefeitura de Guarapuava, o espaço de saúde vai contar com 19 consultórios. Sendo assim, duas salas de procedimentos, duas salas de curativos, uma sala de imunizações, além da farmácia e da área de coleta de material para exames. Para o prefeito Celso Góes, o projeto valoriza a cidade e beneficia a população.

É um projeto muito bacana que continua valorizando a cidade como um polo educacional. E também, nós estamos transformando Guarapuava em um polo de saúde importante. Por isso, nada mais justo do que termos um setor de ciências da saúde da Unicentro, que é pública e gratuita, para atender toda essa Região e população de Guarapuava. Viva o nosso município e viva a pesquisa, saúde, educação e a Unicentro. 

Prefeito de Guarapuava Celso Góes (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Já o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes explicou como será o funcionamento da unidade, que promove a pesquisa acadêmica, contribuindo para a sociedade.

Este é um grande sonho da nossa universidade, aqui será como uma UBS ampliada. Porque a ideia é que seja uma clínica para atender toda a nossa comunidade. É uma obra executada com recursos oriundos do Governo do Estado, por meio da Assembleia Legislativa. Nós temos vários trabalhos de extensão, pesquisas aplicadas à área de ensino. Mas, agora, estamos conseguindo ir além e mostrar para a comunidade aquilo que nós fazemos, o trabalho que realizamos, e também estamos conseguindo devolver à sociedade.

Desse modo, a assinatura do contrato faz com que as obras comecem imediatamente. De acordo com as informações, Alom Construções, empresa que venceu a licitação, vai executar o projeto. O prazo para a conclusão e entrega do prédio é de 18 meses. Já a fiscalização e o acompanhamento da obra ficaram na responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento e da Diretoria de Engenharia e Arquitetura.

Por fim, no espaço, serão executadas ainda ao longo dos próximos anos, a nova sede da reitoria da universidade e um novo bloco didático. O total de investimento nas três construções soma R$ 25 milhões. Sendo assim, com recursos viabilizados pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Por isso, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano ressalta a importância da contribuição.

“A universidade cresce, já tem um bom conceito e o que nós queremos é ajudar a fazer com que ela se torne uma grande referência no Brasil”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo