22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Cidade Monitorada: câmeras começam a ser instaladas em Guarapuava

Entradas e saídas do município, Regiões com grande fluxo de pessoas e veículos vão ter monitoramento, além de pontos de conflito

instalação-de-cameras-13-scaled

Cidade Monitorada (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Inovação na segurança pública é o foco do projeto municipal ‘Cidade Monitorada’, que traz mais conforto e tranquilidade para a população no âmbito da segurança. A primeira etapa, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio do programa Espia, Polícia Militar e Polícia Civil, iniciou nesta semana e vai promover a instalação de 120 câmeras em pontos estratégicos.

Assim, entradas e saídas do município, Regiões com grande fluxo de pessoas e veículos são contempladas. Além de pontos de conflito e nas imediações de escolas e universidades. Conforme o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, o objetivo é que a população se sinta mais segura.

Esse projeto faz parte da nossa muralha digital, com instalação de câmeras com inteligência artificial em vários pontos de escolas, universidades, lugares de zonas de conflito do trânsito e em todas as entradas e saídas de Guarapuava. Assim, estamos novamente inovando com tecnologia para maior segurança de todos nós guarapuavanos.

Dessa forma, o acompanhamento vai ocorrer com alguns tipos câmeras de monitoramento. Entre elas, as Câmeras Speed Dome, modelos que possuem zoom óptico, se movimentam por 360° e possuem controle de forma remota, por meio de uma central de videomonitoramento ou um vigia.

De acordo com o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, busca-se criar um ambiente de maior tranquilidade para a população. “São diversos modelos de câmeras que trazem desde imagens 360° até modelos com zoom de um quilômetro e meio. Então, é um investimento na segurança pública e patrimonial do município para trazer mais qualidade de vida para os guarapuavanos”.

Os primeiros equipamentos instalados estão em seis pontos, um deles próximo à PR-170, entre as ruas Padre Réus e Altacir Ciro Gubert. Outra câmera na rua Turíbio Gomes, no bairro Vila Bela. Houve também a instalação no trecho da Avenida Prefeito Moacir Júlio Silvestri, no entroncamento com a rua Gerânios, no bairro Batel.

Por fim, receberam a instalação dos equipamentos, as ruas Elías Zacalusny com a rua Paraná, no bairro Conradinho. Além disso, a Avenida Castelo Branco com a rua Epitácio Pessoa, no bairro Alto da XV. Já no bairro Santana, a rua Deputado Lauro Sodré Lopes, próximo ao Colégio Estadual Mahatma Gandhi, passa a contar com equipamentos de monitoramento.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo