quinta-feira, 3 de abr. de 2025
Região Segurança

Cinco jovens ‘Guarani Mbya’ morrem em acidente em Chopinzinho

Dos seis indígenas que ocupavam o carro, apenas uma bebê sobreviveu

Indígenas vítimas de tragégia (Foto: reprodução/redes sociais)

Cinco jovens indígenas da etnia Guarani Mbya morreram em um grave acidente na BR-373, em Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná, na madrugada deste domingo (30). O veículo em que estavam colidiu frontalmente com um caminhão, por volta das 5h30 da manhã.

De acordo com a Polícia Rodoviária, das seis pessoas que ocupavam o carro, apenas uma bebê sobreviveu, com ferimentos leves. Ela encontra-se em hospital de Pato Branco. O motorista do caminhão, que não se feriu, permaneceu no local do acidente e prestou esclarecimentos.

As vítimas, conforme identificação trata-se de Diegson Renan Pires, 19 anos; Eliel Karai Tataendy, 22 anos; Elison Jeguaka Mirim Ribeiro, 22 anos; Jaqueline Jerá, 19 anos;  Jonas Pires de Lima, 14 anos.

Todos eram membros da aldeia Palmeirinha do Iguaçu, na Terra Indígena Mangueirinha. De acordo com informações, eles retornavam de um baile em uma comunidade Kaingang próxima.

A tragédia comoveu o povo Guarani e teve grande repercussão nas redes e entre lideranças indígenas. Em nota de pesar, a Comissão Guarani Yvyrupa lamentou a “morte trágica e prematura” dos jovens. “Quando uma vida jovem se perde, perdemos parte do futuro de nosso povo”.

O velório coletivo e os rituais de despedida seguiram os costumes do povo Guarani.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.