22/08/2023


Guarapuava Paraná Política Região Saúde

CIS Centro-Oeste e Cisgap receberão investimentos, em Guarapuava

Governo do Estado liberou R$ 50 milhões para fortalecimento de consórcios intermunicipais

cis-guarapuava

Os Consórcios Intermunicipais de Saúde, CIS Centro-Oeste e Cisgap, localizados em Guarapuava, integram a lista de consórcios do Paraná que receberão recursos oriundos de uma verba de R$ 50,08 milhões anunciados pela governadora Cida Borghetti. A liberação do recurso foi feita por Cida nessa terça feira (3). Todos os consórcios do Estado receberão, ainda, um veículo Duster para apoio às atividades desenvolvidas.

Leia também: CIS Centro-Oeste continuará em atividade até o final deste ano

Além do CIS e do Cisgap, o Assiscop, de Laranjeiras do Sul, e o CIS Amcespar, de Irati, também receberão recursos. O montante específico a ser destinado para cada consórcio ainda não foi anunciado pelo governo, porém, o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Nardi, explicou que os recursos serão utilizados para o custeio das atividades dos consórcios, aquisição de veículos e medicamentos básicos.

De acordo com Cida, o investimento faz parte de uma iniciativa do Estado que pretende regionalizar, cada vez mais, os atendimentos de saúde.

“Precisamos dar agilidade nos atendimentos, de forma que as pessoas viajem menos em busca de tratamento e tenham consultas especializadas”, disse.

Os consórcios são responsáveis pela Atenção Secundária no Sistema Único de Saúde. Os municípios se reúnem para ampliar a oferta de consultas e exames especializados à população. Além disso, gerenciam os Centros de Especialidades do Paraná, onde são realizadas consultas com equipe multiprofissional e exames de várias especialidades, como raio-x, ultrassonografia, oftalmologia, audiometria e eletroencefalografia.

No caso de Guarapuava, o Centro de Especialidades que atenderá o município e a região está na fase burocrática para início do funcionamento (entenda aqui). As obras já foram concluídas e a previsão de entrega anunciada é ainda para este ano.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo