22/08/2023



Guarapuava Política

Claudinei deixa a presidência da Acig por força estatutária

Segundo Claudinei, estatuto não permite mais a reeleição para a presidência da entidade. Ele nega possibilidade de assumir cargo público

Claudinei Pereira, presidente da ACIG (Foto: Ascom/Acig)

Uma alteração no estatuto da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) impede que haja reeleição para a presidência da entidade. Assim sendo, conforme informou o atual presidente Claudinei Pereira, nesta terça (19) haverá a eleição para a troca da Executiva. De acordo com Claudinei, como apenas uma chapa encontra-se inscrita, esta deverá ser eleita por aclamação. Trata-se da ‘Sinergia Associativista’ , liderada pela cerimonialista e atual vice-presidente, Maria Inês Guiné. Os demais membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo não foram informados. Mas conforme Claudinei, Thiago Pffann, Eduardo Christi, Paulo Alvim são alguns nomes que vão compor a nova Executiva. Apesar de notícias terem circulado de que Claudinei vai assumir um cargo na administração do prefeito eleito, Denilson Baitala (PL), ele descarta essa possibilidade.

Estou deixando a presidência da Acig por força estatutária. Em momento algum cogitou-se a possibilidade de assumir alguma secretaria.

Conforme falou o empresário ao Portal RSN, entidades como a Acig, a Fiep, além de sindicatos patronais e outras institutições, devem indicar nomes a Baitala.

Temos uns quatro nomes e vamos nos reunir para indicar quem vai ser o novo secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava. Entre estes, encontram-se o empresário Julio Agner e o psicólogo Fernando Guiné.

QUEM É QUEM

Julio Agner é uma tradicional liderança empresarial. Já presidiu a Acig por dois mandatos. Também presidiu o Associação de Revendedores de Materiais de Construção e a Delegacia Regional da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Exerceu cargos estaduais de ‘peso’ no setor industrial. Hoje ele coordena o Conselho Regional da Federação no Centro do Estado. Em 2014 assumiu candidatura a prefeito de Guarapuava pelo extinto PHS. Já Fernando Guiné tenta uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores há várias eleições. Conforme Guiné, há anos ele se dedica a estudar a cidade, principalmente, fazendo pesquisa e estatíticas sobre o desenvolvimento econômico. Graduado em História, com pós em Ciências da Família pela Faculdade Guairacá e agora como psicólogo atua nas nas áreas Clínica e Escolar/Educacional. Na área esportiva, preside a Liga de Futebol de Guarapuava.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo