O advogado e sócio do escritório, Clèmerson Merlin Clève é o mais novo membro da Academia Paranaense de Letras (APL). Agora, ele ocupa a cadeira número três da entidade. Anteriormente, a posição era designada ao advogado René Dotti. Conforme Clève, a conquista como novo imortal traz mudanças para a vida dele.
É para mim uma alegria colossal ingressar na casa de Ulisses Vieira! Entro no novo mundo, preciso dominar o idioma, a gramática e o ritual da academia, mas estou ciente da responsabilidade.
Desse modo, o presidente da entidade, Ernani Buchmann, dirigiu a cerimônia na sede da OAB Paraná, na última segunda (22), em Curitiba. De acordo com Buchmann, Clève tem “perfeito domínio das letras, carreira acadêmica que o levou a ser reconhecido no Brasil e no exterior e talento como poeta e dramaturgo”.
A acadêmica Adélia Woellner fez a menção aos acadêmicos presentes. E a secretária da APL, Marta Moraes da Costa, fez a leitura do termo de posse da Cadeira 3, que tem como patrono Jesuíno Marcondes. O novo membro afirma que lembrará sempre do antecessor. “Suceder, mas jamais substituir, porque o sucedido é insubstituível”.
Na cerimônia, o novo acadêmico ainda contou que nasceu em Pitanga e descreveu a trajetória familiar. Clève afirmou ainda: “ao vestir a pelerine, encontro da eternidade dessa casa. A Cadeira 3 será minha colina”. Vale lembrar que Clèmerson, além de advogado, exerce as profissões de professor, autor de compêndios jurídicos e poeta. Também é um dos mantenedores do Centro Universitário Campo Real.
Assim, o acadêmico Ney José de Freitas fez o discurso de apresentação do novo imortal. “Clèmerson é um orgulho da nossa geração. Sua personalidade é multifacetada, só quem convive com as nuances sabe os múltiplos predicados”.
ELEIÇÃO
A APL elegeu Clèmerson no Dia Mundial do Escritor, 13 de outubro. Conforme o histórico, a Academia Paranaense de Letras, criada em 26 de setembro de 1936, segue o modelo das academias Francesa e Brasileira de Letras. Dessa forma, conta com 40 membros eleitos de forma vitalícia.
Leia outras notícias no Portal RSN.