A Clínica de Odontologia da PoliClínica Guairacá tem feito a diferença quando o assunto é saúde bucal. O espaço criado com o compromisso social de somar com o sistema de saúde do município, e também, com as cidades que fazem parte da 5ª Regional de Saúde do Estado. A média de atendimentos chega a 550 por mês na área, muitos deles sem nenhum custo à população.
O local também possui finalidade acadêmica, à medida que proporciona aos alunos da UniGuairacá Centro Universitário atividades práticas que contribuem na formação. Segundo a coordenadora da Clínica de Odontologia, Ana Paula Traiano, é a partir do 3º Período que os alunos começam os atendimentos.
O primeiro contato com o paciente é por meio da disciplina de Diagnóstico e Triagem, onde é feita uma avaliação bucal completa para direcionar à especialidade que ele deve seguir.
Outra disciplina inicial é Dentística Restauradora, que foca na parte dos cuidados com os dentes, como cáries, fraturas e restaurações. Além disso, no local são feitas cirurgias, de extração de dentes comprometidos ou com fraturas, tratamento de canal e tratamentos de tecidos moles.
Ainda compõe a lista de atendimentos odontológicos as próteses, a odontopediatria e a clínica do bebê. “Na odontopediatria tratamos os dentes de leite dos pacientes até os 13 anos. Mas também é foco dessa especialidade, com a ajuda dos pais, ensinar os cuidados que as crianças precisam ter com a escovação: passar fio dental, escovar da maneira correta e também cuidar da alimentação, priorizando alimentos que evitam as cáries”. Aliás, no caso de bebês, alunos e professores ajudam tanto as mães quanto os próprios bebês na hora em que a primeira dentição está nascendo.
Alguns pacientes, como a Susana Kublinski, chegam até a PoliClínica Guairacá por meio de indicações. “Uma amiga falou sobre o atendimento. Sendo assim, há três anos ou atendida com um tratamento muito bom. Portanto, sempre que alguém pergunta eu recomendo como um ótimo serviço”.
Desse modo, a acadêmica Jade Santini, do 9º Período do curso, destacou a riqueza desse espaço para formação.
Desse modo, é importante participar do atendimento clínico para já ir criando uma rotina e confiança para atuação profissional. Aqui aprendemos a nos comunicar com os pacientes, como passar as orientações de forma com que eles consigam entender e levar para suas vidas.
O professor Wolnei Luiz Centenaro afirmou que o aluno sai da UniGuairacá ainda mais preparado e seguro para o mercado de trabalho. “Dessa maneira, a educação continuada é uma das preocupações do curso de Odontologia. Por isso, o aluno termina a graduação e tem à sua disposição diversos cursos de especialização”.
Leia outras notícias no Portal RSN.