22/08/2023
Cotidiano Em Alta Região

Coberturas de casas devem ser concluídas neste fim de semana

Há necessidade de telhas, madeiramento, materiais elétricos e hidráulicos, que devem ser encaminhados diretamente ao município

Casas ganham novas coberturas (Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

O trabalho de recuperação das áreas atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no dia 7 de novembro, segue em ritmo acelerado. De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que a cobertura das casas que tiveram o telhado danificado esteja concluída ainda neste fim de semana. Desde os primeiros dias após o evento climático, o Governo do Estado já destinou 11.440 telhas ao município, permitindo que praticamente todas as residências parcialmente danificadas recuperassem a proteção estrutural.

Com a fase de emergência estabilizada, as ações avançam agora para as casas que sofreram destruição total. Para reforçar essa etapa, a Defesa Civil enviou nesta sexta (21) um novo carregamento de 2.600 telhas, conforme a Defesa Civil.

Desde o dia 7, as equipes atuaram no salvamento e segurança de vidas, atendimento às vítimas e contenção dos danos mais graves. Na sequência, iniciaram a fase de reconstrução, que ganhou impulso nesta quintaf (20) com duas entregas importantes. Uma delas, a chegada das primeiras estruturas das 320 casas pré-fabricadas sob a responsabilidade da Cohapar. A outra, a distribuição dos primeiros Cartões Reconstrução, que garantem até R$ 50 mil para compra de materiais e contratação de mão de obra.

De acordo com a Defesa Civil, a solidariedade da população paranaense e de outros estados contribuem fundamentalmentte para a recuperação da cidade. As doações recebidas já somam mais de 248 toneladas, entre fardos de água, alimentos, marmitas, botijões de gás, telhas, tijolos, madeira, folhas de zinco, kits de higiene, areia e ferramentas diversas.

AINDA É POSSÍVEL AJUDAR

A campanha de doação de alimentos e materiais de higiene já acabou. Mas quem quiser continuar contribuindo com a reconstrução pode enviar materiais de construção. Há necessidade de telhas, madeiramento, materiais elétricos e hidráulicos, que devem ser encaminhados diretamente ao município, no centro de recebimento de doações montado na cidade.

Outra forma de ajudar é por meio de doações financeiras ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), via PIX 52.807.487/0001-12 (CNPJ). Esses recursos destinam-se integralmente na reconstrução das moradias e na assistência às famílias. Também é possível doar diretamente para a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, pela chave PIX 95.587.770/0001-99 (CNPJ). Em ambos os casos, haverá prestação pública de contas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.