22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Cobertura vacinal da poliomielite não chega a 40% em Guarapuava

Por isso, a Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada até 30 de setembro, além da Multivacinação que também segue nos postos de saúde

VACINA-GOTINHA-CRIANÇAS

A vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação seguem nos postos de saúde (Foto: Reprodução/Freepik)

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite segue até 30 de setembro. Isso porque a cobertura vacinal contra a doença chegou a apenas 38% no município. Além disso, também continua a Multivacinação para atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Pra se ter uma ideia, em 2019, antes da pandemia, a cobertura da vacinação contra a pólio em Guarapuava chegou a 70% e em 2020 a 84%. Contudo, em 2021, esse número caiu consideravelmente, chegando a 54%. De acordo com o departamento de Vigilância Epidemiológica, a prorrogação do prazo ocorre considerando a baixa adesão dos grupos-alvo, bem como os resultados alcançados de coberturas vacinais neste ano.

Conforme a enfermeira Marlene Terezinha Borecki, a decisão partiu da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI).

Permanecemos alertando sobre a importância e o benefício da vacinação dos públicos-alvo, para a manutenção e eliminação da poliomielite e demais doenças.

Até o dia 2 de setembro, dados do Ministério da Saúde mostraram que quase quatro milhões de crianças menores de cinco anos receberam a imunização contra a poliomielite no Brasil. Dessa forma, a cobertura vacinal chegou apenas a 32,5%.

Conforme a Agência Brasil, o país é considerado livre da poliomielite desde 1994, mas, com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença. Especialmente após o registro de novos casos no exterior, em países como os Estados Unidos e Israel. O Brasil continua com a meta de imunizar 95% de um total de 14,3 milhões de crianças.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.