22/08/2023
Cotidiano Educação Em Alta

Colégio de Laranjeiras do Sul tem 2ª melhor nota do PR no Enem

Instituição aparece em 10º lugar no ranking nacional feito pelo jornal O Globo. O levantamento não inclui colégios com processo seletivo

Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul (Foto: SEED/PR)

O Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul é destaque nacional. A instituição alcançou a segunda melhor nota do Paraná e a décima maior do Brasil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, entre escolas públicas que não possuem processo seletivo para ingresso de alunos. O levantamento divulgado pelo jornal O Globo considera apenas colégios estaduais que atendem todos os estudantes da rede, sem critérios eliminatórios de entrada.

A média obtida pelo colégio foi de 604,34 pontos, superando diversas instituições de ensino público do país. No ranking paranaense, o Colégio de Laranjeiras do Sul ficou atrás apenas do Colégio Estadual Vila Alta, de Alto Paraíso, que teve a maior nota do Estado: 612,16 pontos.

De acordo com o diretor do colégio laranjeirense, Walter Rogério Pavan, o bom desempenho dos alunos é resultado da combinação entre metodologias pedagógicas consolidadas e o uso de tecnologias educacionais modernas. “São métodos que colocam nossos alunos em evidência fazendo com que se destaquem e ajudem a manter o alto nível da educação paranaense.”

PARANÁ ENTRE OS MELHORES

Com sete escolas no ranking, o Paraná ficou em terceiro lugar entre os estados com mais colégios entre os 50 melhores do país. Atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 12 escolas, e São Paulo, com oito.

A metodologia do levantamento desconsidera escolas que fazem seleção de estudantes. Ou seja, elimina o viés de colégios que obtêm alto desempenho ao receber apenas os alunos com melhores notas. Desse modo, o objetivo é avaliar a qualidade real da educação pública gratuita e inclusiva.

DESTAQUE PARANAENSE NO ENEM

Por fim, confira as sete escolas estaduais do Paraná com as maiores médias no Enem 2024:

Colégio Estadual Vila Alta (Alto Paraíso) – 612,16
Colégio Estadual de Laranjeiras do Sul (Laranjeiras do Sul) – 604,34
Colégio Estadual João Arnaldo (Toledo) – 592,85
Colégio Estadual Lucia Alves de Oliveira Schoffen (Altônia) – 592,56
Colégio Estadual Lauro Tavares (Rolândia) – 591,55
Colégio Estadual Octávio Tozo (Cascavel) – 586,69
Escola Estadual Juscelino Oliveira (Maringá) – 584,02

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.