22/08/2023



Educação

Colégio Pedro Carli será o maior de Guarapuava, afirma Cesar Filho

imagem-40108

A área possui 10 mil metros quadrados e está localizada num espaço privilegiado logo na entrada da Vila Bela. Do alto, ali próximo da horta de produtos orgânicos de um supermercado, alunos, professores, funcionários do Colégio Pedro Carli, poderão tem ampla visão do restante do bairro. As novas instalações do colégio que hoje funciona em estrutura precária, vulnerável à violência que ronda o CAIC da Vila Bela, foram anunciadas pelo deputado estadual Cesar Filho a alunos, diretoria, professores e pais na manhã desta quinta-feira (05), no próprio colégio. Os vereadores Eva Schran (PHS), Nélio Gomes da Costa (PSDB) e Thoago Cordova (PPS), entre outras autoridades prestigiaram o evento.

De acordo com Cesar Filho o investimento será de cerca de R$ 5 milhões e o Pedro Carli será o maior colégio estadual de Guarapuava. “Serão 18 salas de aula, além de toda a estrutura administrativa e outras dependências”, afirmou. De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Ensino Valdir Kukelcik, hoje o maior colégio é o Ana Vanda Bassara que possui 15 salas incluindo os laboratórios.

Com a autorização liberada pelo Ministério da Educação o próximo passo é abrir o processo licitatório. “Este vai o primeiro colégio estadual construído pelo Estado no Paraná e será dentro dos novos moldes pregados pelo Governo. As instalações serão amplas e modernas oferecendo comodidade e segurança aos alunos, professores e outros funcionários”, disse Cesar Filho.

Com cerca de 1,3 mil estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio, nos período da manhã e noite, a sede própria do Pedro Carli vem sendo esperada há 10 anos. Localizado atualmente em área vulnerável à violência urbana, é justamente essa situação que mais preocupa o diretor Elton Lange e pais de alunos. “O perigo aqui vem do entorno do colégio. O Caic não possui muro, apenas grades que facilita a entrada de pessoas alheias ao colégio, muitas trazendo drogas”, observa o diretor.
“Meu filho adolescente, 17 anos, não quis mais estudar aqui e teve que ir para um colégio do centro da cidade. Isso aumenta as despesas e o medo porque ele vai sozinho”, diz Edinei Aparecida Pereira. “Tenho outros dois filhos pequenos que vão entrar na escola e graças a Deus esse novo colégio será construído. Isso é uma benção”, diz. 
Para Antonio Stocco, presidente da Associação de Moradores do Núcleo Tancredo Neves, a construção do Pedro Carli será um marco para aquela região. “O projeto é fantástico e esse povo merece”, elogiou.

Com cerca de 15 mil habitantes e considerado um dos maiores bairros de Guarapuava, a Vila Bela ainda não possuía um colégio estadual com sede própria. “Essa nova estrutura vai beneficiar a comunidade, pois numa estrutura só nossa vamos ofertar o curso médio também na parte da manhã evitando a evasão dos alunos para colégios do centro, gerando economia e sossego para os pais”, diz Cesar Filho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo