Bárbara Franco
O 5º Congresso Moveleiro realizado no Campus da Indústria em Curitiba reuniu empresas do setor moveleiro em um ambiente voltado à criação de valores. Participaram também do evento alunos do Colégio Sesi, que expuseram suas ideias de artigos da movelaria. Durante o evento os alunos participaram de um concurso para eleger a melhor ideia. O projeto vencedor foi da equipe do Colégio Sesi de Guarapuava, que criou o Mypuff, um móvel com múltiplas funções e que pode se transformar em uma mesa de centro, adega, petisqueira e porta-objetos.
Os alunos Hanna Carolyne Oliveira e Jonas Luiz Ferdal ganharam uma viajem para a Feira de Móveis de Milão, que acontece em abril de 2015, na Itália. Em entrevista para Rede Sul de Noticias Hanna conta como foi a elaboração do projeto e como surgiu a ideia de criar o Mypuff. “Partimos da ideia do imaginário, aspectos da infância, como uma caixa de papelão que quando criança podemos transformar em várias coisas. Elaboramos o projeto pensando nas necessidades das pessoas, como economia de espaço, multifuncionalidade, praticidade e também a simplicidade”, explica. Hanna comenta também, que pretende seguir a carreira de seus pais, empresários do setor moveleiro.
O concurso envolveu mais de 2 mil alunos dos Colégios Sesi instalados no Estado. A iniciativa aconteceu por meio da oficina “Entre pregos e cavacos”, realizada nos Colégios Sesi. De acordo com a professora orientadora do projeto Carolina Marilia Martins Repula a oficina aconteceu no segundo bimestre deste ano.
Carolina conta ainda, que para chegar até o congresso, os protótipos passaram por uma avaliação que analisou o ineditismo do móvel, interesse e potencial de mercado, e uso adequado de matéria prima.
Além do concurso no Congresso Moveleiro, os alunos do Colégio Sesi também participaram, ao longo do semestre, de bate-papos com profissionais da área e receberam a visita de empresários, que relataram suas experiências no setor moveleiro. O evento aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro.