22/08/2023
Cotidiano

Coleta de lixo está 90% normalizada diz a Surg, mas reclamações continuam

imagem-65261

A coleta do lixo urbano em Guarapuava está praticamente normalizada. A informação foi dada à Rede Sul de Notícias pelo encarregado do setor, Wilson Soares Batista. Embora haja deficiência no número de funcionários, Batista assegura que 90% das localidades onde há coleta, o serviço já está normalizado. Segundo ele, a coleta no centro é feita diariamente enquanto nos bairros  a prestação de serviços é realizada em dias alternados. Na Vila Carli, por exemplo, a coleta está sendo feita nesta segunda feira (13). Já no Bairro Santa Cruz a coleta será à noite. Porém, as reclamações de moradores sobre o acúmulo de lixo continuam sendo feitas. Na Rua Professor Becker, no Morro Alto, de acordo com um cidadão que entrou em contato com a RSN, o lixo não é coletado desde a última terça feira (07).

A Surg possui nove caminhões coletores, dos quais seis são terceirizados, mas a intenção é que a Prefeitura compre 10 veículos novos para substituir a locação. O encarregado não soube informar qual é o gasto mensal com o aluguel dos caminhões.
Também serão contratados por concurso público mais 25 funcionários, número suficiente para suprir a demanda, segundo informou Batista. “Hoje temos 95 funcionários e precisamos de mais 25 a 30”.

A Surg coleta em média 90 toneladas de lixo urbano por dia, incluindo Palmeirinha, Entre Rios, Guará, Guairacá, Rio das Pedras e Guabiroba, além da área urbana.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.