22/08/2023



Saúde

Com 56% da meta, campanha de vacinação da gripe é prorrogada em Guarapuava

Até ess sexta feira (09) Guarapuava atingiu 56% da meta da campanha de vacinação contra a gripe e seguindo orientação nacional, o Município também prorrogou o prazo da vacinação contra Influenza. A determinação do Ministério da Saúde tem o objetivo de ampliar o índice de imunização no país, que está em 56% da meta estabelecida. Guarapuava está bem próximo da porcentagem nacional, principalmente pela grande procura por parte dos idosos e profissionais de saúde.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha continua até que Guarapuava alcance 80% da meta de imunizar 44,5 mil pessoas. Todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estão aplicando a vacina das 08h00 às 17h00. Os grupos prioritários são os profissionais da saúde, idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres no início do período pós-parto) e pessoas com comorbidades, ou seja, possuem hipertensão, diabetes, problemas cardíacos e insuficiência renal crônica, entre outros.

A população deve apresentar um documento de identificação e cartão vacinal. No caso das pessoas com comorbidades, é preciso também a receita do medicamento ou indicação médica. Já os profissionais de saúde devem apresentar a identificação profissional. A vacinação elimina os riscos causados pelas gripes Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B, por isso é importante a prevenção. A única contraindicação é para pessoas com alergia à proteína do ovo, um dos componentes da vacina. Esse grupo deve consultar o médico sobre a possibilidade de receber a dose.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo