Com caso confirmado de sarampo, Saúde reforça vacinação

Além do coronavírus, a população de Guarapuava deve se proteger contra o sarampo e a vacina é a única forma de prevenção, alerta Celso Goes

Com caso confirmado de sarampo, Saúde reforça vacinação (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Guarapuava confirmou o primeiro caso de sarampo, na quinta (30) e outros seis casos estão em investigação. Por isso, o secretário municipal de Saúde, Celso Goes chama a atenção para a importância da vacina também contra essa doença.

De acordo com o secretário, o sarampo é uma doença infectocontagiosa mais virulenta que o próprio coronavírus. Pode  levar à morte ou deixar sequelas graves como as visuais, neurológicas ou na fala. Segundo Celso Goes, as pessoas mais vulneráveis são aquelas com comorbidades ou com o quadro imunológico debilitado. “Essa doença atinge o sistema nervoso central. Precisamos evitar que essa doença ganhe força, ainda mais nesse momento”.

Conforme o secretário, o sarampo, a caxumba e a catapora, atingem o paciente apenas uma vez, isso porque a imunidade para esses vírus é permanente. Porém, os danos causados à saúde podem ser graves. Por isso, a necessidade da prevenção através da vacina.

Além de crianças, a campanha de vacinação permanece para os grupos de 20 a 49 anos. “Pessoas desde os 6 meses até 49 anos de idade, devem aderir à campanha. Nós estamos fazendo a leitura de carteirinha e vendo quem já tem dose e quem terá receber”

Conforme a chefe de Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade, a Secretaria de Saúde está solicitando que a população procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. “Esperamos que essa campanha, iniciada no ano passado, tenha um resultado positivo”.

As vacinas  estão disponíveis do Cisgap, das 07h às 12h e das 13h às 17h. É necessário estar com a carteirinha de vacinação, um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

FALA SAÚDE

A Secretaria de Saúde também disponibiliza as informações no aplicativo Fala Saúde onde tem o histórico de vacinas do usuário e envia avisos e lembretes sobre vacinação e outras questões de saúde. Para utilizar, basta estar com o cadastro atualizado na UBS.

Leia outras notícias no Portal RSN.

(Arte: Divulgação/SESA)

0

Relacionadas

CURSO TÉCNICO

Ainda dá tempo de garantir uma vaga em um curso técnico do Senac

MELHORIAS

Paranacidade beneficia 28 cidades da Região de Guarapuava

SALDO DE JULHO

Saúde de Guarapuava confirma 240 casos de covid-19 em julho

Comentários