O sol e o ‘calorzinho’ que Guarapuava teve nos últimos dias só vai deixar um gostinho de quero mais. Isso porque, a partir desta segunda (15), as temperaturas começam a cair e podem chegar a 0°C na sexta (19). Mas antes disso, os moradores devem ter hoje um dia mais quentinho.
Isso porque a segunda começou com céu limpo e aquela sensação de calor. Quem saiu cedo para trabalhar, usou agasalhos mais leves leve, porque o sol já predominava desde as primeiras horas da manhã.
Agora na parte da tarde, o calor vai continuar, com temperaturas agradáveis atingindo 23°C. À noite, os termômetros voltam a cair, mas sem possibilidade de chuva, conforme o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Apesar disso, as rajadas de vento podem ser fortes de até 58 Km/h. São elas que vão trazer a chuvarada nesta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já colocou para amanhã (16) o alerta amarelo para perigo potencial de tempestades em parte do Paraná. O informativo afirma que a Região de Guarapuava pode ter chuvas e ventos intensos, além de queda de granizo.
Por isso, o Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Como também, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
AGUACEIROS
Nesta terça (16), a mínima será de 13°C e a máxima não vai longe, apenas 18°C. Os meteorologistas avisam que as chuvas vão acumular 37 milímetros e os ventos atingem 66 Km/h. Em Guarapuava, a chuva deve começar por volta das 7h da manhã.
Na terça, o deslocamento da frente fria pelo Estado deixa o tempo instável nas diversas Regiões Paranaenses. Nas Regiões Oeste, Sudoeste e Sul, pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas ocorrem já no início da madrugada. No decorrer do dia, a instabilidade avança para os demais setores. Não se descarta a ocorrência de temporais localizados ao longo do dia.
Já na quarta (17), as temperaturas podem não mudar, a diferença é o volume da chuva previsto. Conforme o Simepar, é bom sair preparado de casa para os aguaceiros, a precipitação acumulada fica em torno de 41,6 milímetros.
CHEGADA DO FRIO
No dia seguinte, a quinta (18) reserva mais pancadas de chuva que somarão 30,7 milímetros. Além disso, as temperaturas sofrem uma queda significativa, com mínima de 4°C e máxima de 15°C. As rajadas de vento se intensificam para levar a umidade embora e podem provocar estragos, pois vão chegar a 76 Km/h.
Ainda na quinta, teremos a incursão de uma massa de ar frio que induz o declínio acentuado das temperaturas. Na sexta (19), o frio se estabelece sobre o Estado, com expectativa de geadas em diversos setores.
Assim, o dia favorito da maioria será marcado por geada nas primeiras horas da manhã. A sexta (19) deve ser fria e com sensação congelante. Porque os termômetros chegam a 0°C e a máxima não passa de 10°C.
Por isso, vale tirar a ‘japona’ do armário e pensar em alguma forma de se aquecer. Os meteorologistas afirmam que o fim de semana terá frio e ventos fortes, mas por sorte, sem chuva.
Leia outras notícias no Portal RSN.