22/08/2023

Com julgamento do dissídio, greve dos Correios pode acabar amanhã

imagem-31229

A greve dos Correios, que hoje (10) completa 27 dias, pode acabar amanhã, terça-feira (11). Está agendada para às 16h00 o julgamento do dissídio coletivo instaurado pela Empresa no Tribunal Superior do Trabalho.

O ministro Maurício Godinho Delgado foi o relator sorteado para analisar o dissídio coletivo instaurado pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no Tribunal Superior do Trabalho. O julgamento será realizado em sessão extraordinária pela Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do TST, amanhã, terça-feira (11), às 16h00.

Em Guarapuava 16 dos 55 funcionários estão em greve. Para amenizar a situação, a empresa está utilizando o serviço de 14 trabalhadores terceirizados para a entrega de correspondências.

Dias parados

O ponto central do impasse é o desconto ou não dos dias de paralisação. A greve completou hoje, segunda-feira (10), 27 dias, e a ECT já descontou seis dias na última folha de pagamento. A proposta do presidente do TST foi a mesma formulada pela vice-presidente, ministra Cristina Peduzzi, na terça-feira: devolução imediata dos valores descontados em folha suplementar, e posterior desconto em doze meses a partir de janeiro de 2012, ou seja, meio dia por mês. Os demais dias seriam compensados com trabalho aos fins de semana para o atendimento da demanda represada durante a paralisação (segundo a ECT, há cerca de 140 milhões de objeto aguardando entrega).

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.