O calor intenso da temporada de verão atraiu número de banhistas superior a 2103 no Parque Recreativo Jordão em Guarapuava. A avaliação consta no relatório do Corpo de Bombeiros que encerra a Operação Verão nesse domingo (10). Foram cerca de 4 mil pessoas nos finais de semana, contra cerca de 3 mil pessoas no ano passado.
Outro dado revelado é que nos locais guarnecidos pelo efetivo não foi registrado nenhuma ocorrência com óbito. “Foram cerca de 40 salvamentos, inúmeras abordagens e advertências”, disse o tenente José Heron Goulart.
O efetivo que trabalhou na temporada de verão foi de quatro bombeiros militares e 15 guarda-vidas civis, somando 19 homens. “Os guarda-vidas já possuem o curso de formação e passaram por um treinamento intensivo, durante os dias que antecederam a temporada”, disse o tenente José Heron Goulart.
Segundo o bombeiro, foram aulas de primeiros socorros, treinamento físico militar, retirada de afogados, normas de segurança, identificação de águas profundas, entre outras.
Nesta temporada a estratégia adotada foi de empreender esforços, com o apoio da imprensa, na orientação aos veranistas, bem como de ações preventivas, objetivando minimizar a incidência de ocorrências.
Na segunda feira, (10), às 08h, no Quartel do 5º SGBI, haverá uma cerimônia de entrega de certificados aos 15 guarda vidas civis.