22/08/2023
Brasil Economia Política

Com manutenção dos juros em 13,75%, Lula diz que BC ‘joga contra’

Lula criticou o presidente do BC Campos Neto, em coletiva de imprensa na Itália. Lula quer saber se Banco Central cumpre a legislação

Edifício-Sede do Banco Central em Brasília

Lula criticou o presidente do BC Campos Neto, em coletiva de imprensa na Itália. Lula quer saber se Banco Central cumpre a legislação(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Depois do Comitê de Política Monetária (Copom) manter a taxa básica de juros em 13,75%, o presidente Lula disse que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, “joga contra a economia brasileira”. A crítica veio durante coletiva de imprensa na Itália, nesta quinta (22). Luiz Inácio ainda pediu para verificarem se o BC cumpre a legislação.

Conforme a afirmação do presidente Lula, ele criticou Campos Neto sobre o patamar que o Banco Central estipulou. “Não se trata de o governo brigar com o Banco Central. Quem está brigando com o Banco Central é a sociedade brasileira. É irracional o que está acontecendo no Brasil, você ter uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%”.

Além disso, Lula ainda disse que continua cobrando senadores para verificarem se o presidente do Banco Central está cumprindo com a legislação. O Copom explicou em nota que a decisão de manter a taxa de juros está surtindo efeito para controle da inflação, e disse que o momento pede “paciência”.

(Com informações do Portal G1).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Anelize Marques

Jornalista

Jornalista formada Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desde junho de 2023. Com 22 anos, tem experiência em Assessoria de Comunicação, Webjornalismo e conteúdos digitais, e Revista. Escreve sobre temas diversos e atua como repórter no Portal RSN desde maio de 2023.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.