22/08/2023
Guarapuava Política

Com novas filiações, PSB deixa a base e vai para a oposição

imagem-109567

Cristina Esteche

Guarapuava – Nomes como do deputado Artagão de Mattos Leão Junior, Rodrigo Crema, Tulio Dalla Vecchia, Sergio Kiçula, Celso Pinheiro, André Sberze, e outros passaram a pertencer ao PSB. As filiações foram abonadas pelo presidente estadual Severino Nunes Araújo e pelo advogado Sergio Fanucchi (municipal) em jantar ocorrido na noite dessa quarta feira (30), em Guarapuava. O presidente do Partido Verde (PV) no município, Jorge Massaro e o médico Antonio França Araújo prestigiaram o evento na sede campestre do Guaíra Country Club.

De acordo com Severino Araújo, o PSB, que já foi taxado de “partido nanico”, cresce e se torna um dos maiores partidos do país. No Paraná, a bancada passa a contar com seis deputados. “Desses seis, quatro estão entre os mais votados”, observa Artagão Junior.

Em Guarapuava, caso o vereador Valdemar Calixtro permaneça na sigla, a bancada passa a contar com dois vereadores. Valdemar, entretanto, não participou da solenidade de filiações.

Para Artagão Junior, deixar o PMDB após 20 anos de militância foi uma decisão difícil. “Foi muito complicado sair e decidir para onde ir”.  De acordo com Severino Araújo, a porta de entrada do PSB foi um convite feito ao deputado estadual Luiz Claudio Romanelli  há mais de um ano. “Quando surgiram as desavenças atuais no PMDB disse a ele [Romanelli] que o convite estava em pé”. Com a abertura da “janela partidária” a conversa foi definida e Romanelli não foi sozinho. Levou com ele os deputados Artagão Junior, Alexandre Curi e Jonas Guimarães.

Parte dessa decisão mudou os rumos da política em Guarapuava. O grupo Mattos Leão seguiu Artagão Junior revitalizando a equipe e passa da base do prefeito Cesar Silvestri para a oposição. “Estamos oxigenando o grupo para enfrentar desafios”. Um deles é a composição com o PV e com o PTB para apresentação de candidatura a prefeito. A chapa de vereadores também será completa e a expectativa é a de eleger três.

De acordo com Severino Araújo, o partido em Guarapuava seguirá trabalhando, agora fortalecido, para conquistar o eleitorado. "O que peço é que nossos candidatos tenham muito cudiado para não vender ilusões. Só prometam o que pode ser cumprido”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.