22/08/2023
Cotidiano Região

Com sede própria, Prudentópolis inaugura o Cras Vila da Luz

O espaço de 206,65m² abriu as portas nessa sexta (30), com uma obra que soma R$ 994.268,20 e vai fortalecer a rede de proteção social

Cras Vila da Luz (Foto: Assessoria)

Prudentópolis conta agora com o fortalecimento da rede de proteção social com a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila da Luz. O espaço de 206,65m² abriu as portas nessa sexta (30) e custou R$ 994.268,20.

Conforme as informações, a obra ocorreu por meio de recursos do Conselho Estadual da Assistência Social e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. Dessa forma, a equipe pode desenvolver um trabalho com mais qualidade na oferta dos serviços e acessibilidade para as famílias, prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.

O Cras Vila da Luz, e o já existente Cras Vila Mariana possuem uma equipe volante que abrange os extremos da área urbana de Prudentópolis. Os centros garantem o acesso das famílias aos serviços socioassistenciais e às políticas públicas.

SERVIÇOS

Conforme o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a obra teve apoio do Governo do Estado. “Temos outros 36 espaços como esse em construção por todo o Estado. Não podemos esquecer que atualmente, 100% dos municípios possuem os serviços cofinanciados, ou seja, todas as prefeituras recebem recursos para financiar os serviços. Hoje é dia de festa, de sabermos que muitas vidas serão modificadas aqui dentro”.

Atualmente, o Cras Vila da Luz contava com uma sede até então cedida por outro nível de proteção social, e atende mensalmente 908 famílias. O Cras Vila da Luz oferece serviços essenciais, como: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), encaminhamentos, companhamentos e orientações técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), benefícios eventuais, Cadastro Único dos Programas Sociais e emissão de carteirinhas (pessoas disas, autistas, entre outros).

Além disso, o Cras tem uma equipe de profissionais com um coordenador, assistentes sociais, psicólogo, profissionais de nível médio, nível fundamental, e estagiários. Atualmente o Paraná conta 580 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 200 Centros Especializados de Assistencia Social (CREAS). Estão em contrução, 30 novos Cras, sete novos Creas em 36 municípios.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.