Prudentópolis conta agora com o fortalecimento da rede de proteção social com a inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vila da Luz. O espaço de 206,65m² abriu as portas nessa sexta (30) e custou R$ 994.268,20.
Conforme as informações, a obra ocorreu por meio de recursos do Conselho Estadual da Assistência Social e Secretaria do Desenvolvimento Social e Família. Dessa forma, a equipe pode desenvolver um trabalho com mais qualidade na oferta dos serviços e acessibilidade para as famílias, prevenindo a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.
O Cras Vila da Luz, e o já existente Cras Vila Mariana possuem uma equipe volante que abrange os extremos da área urbana de Prudentópolis. Os centros garantem o acesso das famílias aos serviços socioassistenciais e às políticas públicas.
SERVIÇOS
Conforme o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, a obra teve apoio do Governo do Estado. “Temos outros 36 espaços como esse em construção por todo o Estado. Não podemos esquecer que atualmente, 100% dos municípios possuem os serviços cofinanciados, ou seja, todas as prefeituras recebem recursos para financiar os serviços. Hoje é dia de festa, de sabermos que muitas vidas serão modificadas aqui dentro”.
Atualmente, o Cras Vila da Luz contava com uma sede até então cedida por outro nível de proteção social, e atende mensalmente 908 famílias. O Cras Vila da Luz oferece serviços essenciais, como: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), encaminhamentos, companhamentos e orientações técnicas para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), benefícios eventuais, Cadastro Único dos Programas Sociais e emissão de carteirinhas (pessoas disas, autistas, entre outros).
Além disso, o Cras tem uma equipe de profissionais com um coordenador, assistentes sociais, psicólogo, profissionais de nível médio, nível fundamental, e estagiários. Atualmente o Paraná conta 580 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e 200 Centros Especializados de Assistencia Social (CREAS). Estão em contrução, 30 novos Cras, sete novos Creas em 36 municípios.
Leia outras notícias no Portal RSN.