A 2.ª Promotoria de Justiça de Laranjeiras do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social e Segurança da Família, realiza nesta quarta feira (9), a 1.ª Mobilização Microrregional da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente. O tema do movimento, que terá o apoio dos municípios de Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu, será “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. As atividades programadas terão início às 8 horas, no Cine Teatro Iguassu, em Laranjeiras do Sul.
Além de dar maior visibilidade à questão da violência infanto-juvenil, a mobilização também debaterá fluxos e procedimentos que assegurem o atendimento adequado às vítimas. O evento contará com a presença dos promotores de Justiça Guilherme de Barros Perini, Danillo Pinho Nogueira e Tiago Vacari (comarca de Laranjeiras do Sul), Suzana Broglia Feitosa de Lacerda (da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Crimes contra a Criança e Adolescente de Londrina) e do procurador de Justiça Murillo José Digiácomo (Centro de Apoio da Criança e do Adolescente e da Educação). Também estará presente a psicóloga Cristina Fukumori Watarai, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes, integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Violência e Relações de Gênero (NEVIRG), além de representantes das entidades de atendimento à criança e ao adolescente, secretarias municipais, diretores e pedagogos das escolas municipais, estaduais e CMEIs e conselheiros tutelares.
PROGRAMAÇÃO
– 08H00 – Recepção;
– O8h30 – Abertura solene com autoridades;
– 09H00 – palestra: “Abuso Sexual: Identificação, Encaminhamento e Aspectos Jurídicos”. Palestrantes: promotora de Justiça da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Crimes contra a Criança e Adolescente de Londrina, Suzana Broglia Feitosa de Lacerda, e a psicóloga especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (LACRI/IPUSP), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Violência e Relações de Gênero (NEVIRG), Cristina Fukumori Watarai.
– 10h15 Intervalo
– 10h30 Retorno das explanações
– 11h30 Debates e questionamentos
– 12H00 Almoço
– 13H00 Retorno
– 13h15 Palestra: “Construção da Rede de Proteção”. Palestrante: promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente (CAOPCA/MPPR), Murilo José Digiácomo.
– 15h15 Café
– 15h30 Apresentação do Comitê Enfrentamento à Violência e discussão para Plano de Ação
– 17h00 Encerramento