De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), somente em 2023 o Brasil registrou mais de 390 mil mortes em acidentes com veículos terrestres. Pensando nisso, a campanha nacional do Maio Amarelo deste ano tem o tema ‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’.
Em Guarapuava, o lançamento ocorreu na manhã desta segunda (5), em uma ação no Calçadão da Rua XV de Novembro, em frente à Praça 9 de Dezembro.
Estiveram presentes no evento representantes da Setran Guarapuava, Polícia Militar do Paraná (PMPR), Samu e Detran, assim como de agentes de trânsito e educadores. A programação contou com estande educativo, distribuição de materiais informativos, orientações de segurança e exposição de viaturas, atraindo atenção de adultos e crianças.
O secretário municipal de Trânsito e Transporte, Péricles de Matos, reforça que a redução nos índices de acidentes depende do comprometimento de todos.
Estamos enfatizando que todos são responsáveis: condutores, ciclistas, pedestres. Precisamos reduzir a letalidade no trânsito, pensar nas crianças, nos idosos. A velocidade nos centros urbanos precisa ser revista. Estudos mostram que reduzir a velocidade aumenta a chance de sobrevivência em casos de acidentes.
A campanha em Guarapuava continua durante todo o mês. Ação deve contar com uma série de atividades, incluindo palestras, blitz educativas, ações em escolas e outras iniciativas de conscientização. O movimento Maio Amarelo destaca a importância de enxergar o trânsito como um ambiente compartilhado. A atitude de cada um é fundamental para prevenir acidentes e preservar vidas.
*Por Kayla Lima (estagiária), com supervisão de Cristina Esteche
Leia outras notícias no Portal RSN.