22/08/2023
Brasil Cotidiano Economia

Começa nesta segunda (7) pedido de resgate de dinheiro ‘esquecido’

As consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968, entre os dias 7 e 14 de março

Real,dinheiro, moeda

As consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir desta segunda (7), brasileiros com algum dinheiro ‘esquecido’ nos bancos podem conferir o valor e pedir o resgate. De acordo com o Banco Central (BC) 28 milhões de clientes receberão R$ 4 bilhões entre os dias 7 e 14 de março.

As consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968. Assim como para as empresas criadas antes deste mesmo ano. Para os demais, os recursos serão liberados nas semanas seguintes.

Até a última sexta (25), 116.808.865 clientes, entre pessoas físicas e empresas, tinham feito consultas no sistema. Desse total, conforme o BC, 25,9 milhões de contas de pessoas físicas e 253 mil contas de pessoas jurídicas tinham alguma quantia à receber. No entanto outros 90,6 milhões não tinham saldo.

ANTES DE PEDIR O RESGATE

Quem já fez a consulta inicial para saber se tem ou não recursos recebeu uma data específica para retornar ao site do valoresareceber.bcb.gov.br. Contudo quem ainda não fez a primeira consulta, a orientação é fazer o mais breve possível. Basta acessar o site e fazer a consulta usando o número do CPF e a data de nascimento.

Conforme o Banco Central, para fazer a consulta dos valores, é preciso ter acesso à conta gov.br, nível prata ou ouro. O BC explica que para obter o nível prata, necessita-se validação facial pelo aplicativo gov.br. Assim o sistema faz a conferência da foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH). Além disso, é necessário confirmação dos dados pessoais via internet banking de um banco credenciado. Já servidores públicos federais terão dados analisados no SIGEPE.

NÍVEL OURO

Já para obter o nível máximo de segurança, o usuário pode fazer validação facial pelo aplicativo gov.br. Assim é feito a conferência da foto nas bases da Justiça Eleitoral. Em seguida ocorre a validação dos dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.

PERDA DO PRAZO

De acordo com BC, a consulta inicial pode ser feita a qualquer momento. No entanto, caso o cliente não acessar novamente na data e período informado, terá que voltar no sábado da repescagem. O resgate vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h.

Já quem perder o sábado de repescagem, poderá consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

Mas não se preocupe, mesmo se você não consultar ou solicitar o resgate do saldo existente em todas essas datas, ele continuará guardado à sua espera.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.