Já começou o prazo de matrículas para candidatos aprovados no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2021. Até o dia 23 de abril os estudantes devem ficar atentos aos horários e locais de atendimento definidos por cada instituição de ensino. Assim, nesta edição do Sisu – que terá uma única chamada – serão oferecidas 206.609 vagas para 5.571 cursos de graduação em 109 instituições públicas de ensino superior.
Conforme a Agência Brasil, quem não conseguiu uma vaga pode participar da lista de espera. Para isso, o estudante deverá manifestar interesse por meio da página do Sisu na internet, até a próxima sexta (23), em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer. O estudante selecionado na chamada regular em uma das opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter se matriculado na instituição.
SISU
De acordo com as informações, um edital próprio de cada instituição participante definirá os procedimentos para preenchimento das vagas não ocupadas na chamada regular. Assim , o Sisu é o programa do Ministério da Educação para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado.
Além disso, a seleção de candidatos ocorre a partir das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por fim, em caso de dúvidas, o interessado pode entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161.
Leia outras notícias no Portal RSN.