A obra de duplicação e restauração da PR-466 entre Guarapuava e o Distrito da Palmeirinha começou oficialmente nesta quinta (5), conforme ordem de serviço emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Nesta etapa inicial os serviços ficarão concentrados na implantação do canteiro de obras, mobilização de equipamentos, maquinário e pessoal. E também, nos serviços topográficos do trecho e limpeza da camada vegetal dos espaços que receberão a obra.
O trecho de 11,52 quilômetros de extensão vai receber uma nova pista com duas faixas de rolamento em pavimento rígido de concreto. No entanto, a pista existente passará por restauração com a técnica whitetopping. Nessa técnica aproveita-se o pavimento como base para um novo pavimento de concreto. As duas faixas de rolamento da nova pista terão 3,6 metros de largura cada. O acostamento será de 2,5 metros em ambas laterais. A nova pista terá canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.
De acordo com as informações, haverá a implantação de três retornos duplos do tipo “U” nas interseções em nível do trecho, disciplinando o tráfego e acesso a vias municipais e estabelecimentos comerciais. A obra prevê, também, a execução de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, paralela à já existente, com extensão de 40 metros e largura de 13 metros.
Além disso, serão executadas melhorias da geometria de curvas, dos acessos a lotes lindeiros. E ainda passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus. Por fim, o custo será de R$ 118 milhões, com prazo de execução de 540 dias corridos.
Leia outras notícias no Portal RSN.