22/08/2023



Cotidiano Em Alta Guarapuava

Começam as obras de duplicação da PR-466 entre Guarapuava e a Palmeirinha

Obras do trecho de quase 12 quilômetros vão custar R$ 118 milhões, e incluirão nova pista com 2 faixas de rolamento em pavimento de concreto

PR-466 em Guarapuava (Foto: DER)

A obra de duplicação e restauração da PR-466 entre Guarapuava e o Distrito da Palmeirinha começou oficialmente nesta quinta (5), conforme ordem de serviço emitida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Nesta etapa inicial os serviços ficarão concentrados na implantação do canteiro de obras, mobilização de equipamentos, maquinário e pessoal. E também, nos serviços topográficos do trecho e limpeza da camada vegetal dos espaços que receberão a obra.

O trecho de 11,52 quilômetros de extensão vai receber uma nova pista com duas faixas de rolamento em pavimento rígido de concreto. No entanto, a pista existente passará por restauração com a técnica whitetopping. Nessa técnica aproveita-se o pavimento como base para um novo pavimento de concreto. As duas faixas de rolamento da nova pista terão 3,6 metros de largura cada. O acostamento será de 2,5 metros em ambas laterais. A nova pista terá canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.

De acordo com as informações, haverá a implantação de três retornos duplos do tipo “U” nas interseções em nível do trecho, disciplinando o tráfego e acesso a vias municipais e estabelecimentos comerciais. A obra prevê, também, a execução de uma nova ponte sobre o Rio Coutinho, paralela à já existente, com extensão de 40 metros e largura de 13 metros.

Além disso, serão executadas melhorias da geometria de curvas, dos acessos a lotes lindeiros. E ainda passeios com piso tátil, nova sinalização vertical e horizontal, defensas metálicas e abrigos nas paradas de ônibus. Por fim, o custo será de R$ 118 milhões, com prazo de execução de 540 dias corridos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo