22/08/2023


Cotidiano Economia

Comerciantes querem compensação por transtornos das obras na XV

Os diretores da Acig afirmam que os lojistas estão sendo prejudicados pelos transtornos da obra e vão encaminhar um pedido ao Poder Executivo

obras na XV (Foto: Acig)

Os comerciantes de Guarapuava se posicionaram sobre as obras na rua XV de Novembro e desejam uma compensação. Os  diretores executivos da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig) questionaram o secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Guarapuava, Paulo Dirceu, nessa terça (3), durante reunião. O secretário e o Arquiteto e Urbanista, Luis Marcelo Sanches estiveram na Acig para falar sobre o andamento das obras de revitalização na principal via da cidade.

O presidente Claudinei Pereira, e os demais integrantes da diretoria, questionaram a respeito de uma possível compensação durante esse período de mudanças. Isso porque, de acordo com a Acig, os lojistas que estão sendo prejudicados pelos transtornos da obra. No entanto, essa compensação não foi explicada. A partir desse posicionamento, Paulo Dirceu sugeriu a elaboração de um documento para o prefeito.

Está chegando o fim do ano e nos preocupamos com as vendas de Natal, uma data de extrema importância para os comerciantes e nossos associados. A obra é muito importânte para o desenvolvimento de Guarapuava, mas é necessário encontrarmos uma solução, ou até mesmo uma compensação para esses empresários, durante esse período. Por isso, decidimos enviar um documento ao Poder Executivo, que ainda será formado a muitas mãos, para chegarmos a um consenso benéfico a todos.

Além disso, Paulo Dirceu relatou como se encontra o andamento das obras, como ficará o comércio local, as vagas de estacionamento, os espaços para novas lojas.

Haverão benefícios a todos os comerciantes quando a obra for concluída. Claro que existem transtornos assim como quando você faz uma reforma em casa. Você tem alguns percalços em atraso de obra, falta de entrega de algum material pelo fornecedor, e isso também surgiu ali na nossa obra. Por isso, é uma questão legal que foge da nossa alçada enquanto Secretaria de Planejamento e Urbanismo. Porém a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Finanças e a Secretaria de Administração, tenho toda certeza, e também com a sensibilidade do prefeito Celso Góes, de que vão analisar o documento com muito carinho e com a atenção necessária.

REVITALIZAÇÃO DA XV DE NOVEMBRO

A revitalização do Calçadão da XV de Novembro soma R$ 14 milhões, financiado pelo Paraná Cidade. As obras começaram no dia 14 de maio, mas a apresentação do projeto para a Acig ocorreu em setembro de 2022.

A obra inclui nivelamento da rua, faixas táteis, ciclofaixa, arborização, paisagismo e bancos. Como também haverá floreiras, lixeiras, iluminação, bebedouros, bicicletários, quiosques e espaço comercial climatizado com banheiros e fraldários. O projeto também inclui área para feiras, estacionamentos, nova escadaria e rampas de acesso à Praça Nove de Dezembro. Além disso, prevê um calçadão entre as ruas Saldanha Marinho e Tiradentes. Assim como haverá a integração da Praça 9 de Dezembro com o Museu Visconde de Guarapuava, o Santuário Nossa Senhora de Belém e a rua XV de Novembro.

Leia mais notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo